sábado, 14 de novembro de 2009

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes


Dia Mundial do Diabetes

De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 180 milhões de diabéticos em todo o mundo. No país, são cerca de 5 milhões. O crescimento alarmante no número de portadores é, em parte, consequência dos péssimos hábitos e estilos de vida, e também pelo envelhecimento da população.

O Diabetes Mellitus é caracterizado pela hiperglicemia, o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Isso pode ocorrer por diferentes motivos, culminando nos vários tipos da doença. Qualquer que seja a causa, o tratamento gratuito já é oferecido em todo o País. O tipo 2 é o mais comum e geralmente se manifesta após os 40 anos, em indivíduos obesos, com alimentação inadequada e sedentários. Por não apresentar sintomas especialmente no início, estima-se que cerca de metade dos portadores do País não saiba da doença e permaneça sem tratamento.

Outro alerta fica para o aumento dos casos entre crianças e jovens, cada vez mais obesos e sedentários com a popularização de videogames, computador, salgadinhos, doces e refrigerantes. Para prevenir a doença, é fundamental adquirir melhores hábitos alimentares e praticar atividade física com regularidade desde cedo.

Novo estudo traz esperança aos portadores de diabetes tipo 2

Comemorado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes este ano pode ter uma razão a mais para ser lembrado.

Publicado em setembro na revista Cell Metabolism, um novo estudo apresenta uma grande possibilidade para as mais de 180 milhões de pessoas no mundo que sofrem hoje com o diabetes tipo 2.

Realizada por um grupo internacional de pesquisadores, a pesquisa descobriu que a ativação da proteína TGR5 é capaz de reduzir o ganho de peso e de tratar o diabetes. O grupo, coordenado pelos professores Kristina Schoonjans e Johan Auwerx, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, examinou o papel da TGR5 no intestino. É lá que a proteína é expressada em células especializadas na produção de hormônios.

O trabalho é decorrente de outro, do mesmo grupo, que já havia demonstrado que ácidos biliares, que quebram as gorduras por meio da ativação da TGR5 em tecidos musculares e adiposos marrom, foram capazes de aumentar o gasto de energia e de prevenir, ou até mesmo de reverter, obesidade induzida em camundongos.

Na ocasião, os pesquisadores observaram que essas células enteroendócrinas controlam a secreção do hormônio GLP-1, que tem papel crítico no controle da função pancreática e na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Kristina e Auwerx trabalharam em conjunto com que desenvolveu um ativador para a TGR5, chamado de INT-777, em colaboração com a empresa Intercept Pharmaceuticals, dos Estados Unidos.

O grupo, que contou com a participação de Roberto Pellicciari, da Universidade de Perugia, na Itália, demonstrou em testes em camundongos que a TGR5 pode efetivamente tratar o diabetes e reduzir a massa corporal. O estudo também revela que esses efeitos estão relacionados ao aumento da secreção da GLP-1 e do gasto energético

Fonte: Nutritotal

Se você ou alguém da sua família tem diabetes, visite o site da Sociedade Brasileira de Diabetes para dúvidas e informações.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Benefícios das Sementes


Elas são pequenas em tamanho, mas gigantes em nutrientes!

Esta matéria saiu na revista Viva Saúde deste mês. Sementes como de girassol, gergelim, linhaça, são tão benéficas para nossa saúde quanto uma salada de frutas. As sementes são consideradas alimentos nutracêuticos, ou seja, além de fornecer nutrientes para o organismo, têm capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças.

A linhaça, por exemplo, é uma das sementes mais recomendadas. Atribui-se a ela propriedades como: auxiliar no processo de rejuvenescimento e perda de peso, prevenir anemia, câncer de mama, próstata, cólon e pulmão, diminuir o risco de aterosclerose, controlar o diabetes e combater doenças inflamatórias e problemas nos sistemas imunológico, cardiovascular e gastrointestinal. A alta concentração de ômega-3 e ômega-6 faz da linhaça um preventivo nos incômodos causados pela TPM.

Ao ômega-3 também foi atribuído o poder de atuar nas membranas celulares, deixando-as mais permeáveis e alterando o fluxo sanguíneo. Tal ação contribui para a integridade da epiderme, a camada externa da pele. Foi o que comprovou um estudo publicado no British Journal of Nutrition, no qual as mulheres participantes da pesquisa que ingeriram a semente de linhaça tiveram a pele mais hidratada e viçosa. Um outro estudo realizado na Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que a linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama.

Conheça o que cada semente tem de melhor:


Semente de abóbora - rica em potássio, cálcio, fósforo, fibra, magnésio e vitaminas A, B3 e E. Auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento e previne a degeneração macular.

Gergelim - fonte de cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ácidos graxos insaturados. Altamente eficaz na lubrificação do intestino, evitando prisão de ventre e hemorroida.

Linhaça - possui carboidratos, proteínas, fibras, ômega-3 e ômega-6. Evita doenças cardiovasculares, desconfortos da menopausa e da TPM, contribui para a perda de peso e beneficia a pele.

Semente de girassol - repleta de fibra, vitaminas A e E, magnésio, selênio e gordura monoinsaturada, nutriente essencial para combater problemas cardiovasculares, também ajuda a prevenir a osteoporose.

Quinoa - fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e cálcio. É importante para absorção de cálcio nos ossos, desenvolvimento da memória e dos reflexos.