segunda-feira, 31 de maio de 2010

O que é VIGOREXIA?


FORMA FÍSICA ACIMA DE TUDO

A vigorexia é um dos extremos da preocupação exagerada com a forma física. Enquanto a anorexia e a bulimia são mais frequentes em mulheres, que deixam de se alimentar ou comem pra depois vomitar porque acreditam estar gordas, a vigorexia afeta mais os homens que desejam desenvolver seus músculos, já que se veem fracos e doentes.

Não importa a quantidade de exercícios que pratiquem. Eles nunca vão se sentir fortes. Esse é o retrato dos vigoréxicos, pessoas que têm compulsão pelo exercício físico. O distúrbio está relacionado a uma distorção da própria imagem corporal. Por mais fortes e atléticos que sejam, eles não conseguem enxergar e nunca estão satisfeitos com a sua forma física. A corrida pelo corpo perfeito não tem fim, começa com dependência doentia da academia e da prática de esportes, com mudança de dieta, baseada em proteínas e carboidratos e, frequentemente, com o consumo de anabolizantes e esteróides.

A auto-estima diminui, e a necessidade de fazer atividade física o tempo todo afasta a pessoa com vigorexia dos amigos, da família, do trabalho e de qualquer outra atividade. Chega-se a um ponto em que eles se sentem fracassados por não atingirem suas metas, levando-os a abandonar suas atividades sociais para se isolar em academia.

O excesso de atividade física pode causar lesões musculares e articulares. O uso de anabolizantes sem indicação médica é o maior risco dos vigoréxicos. Eles podem sofrer atrofia dos testículos, disfunção erétil, lesões renais e no fígado. A atrofia dos testículos pode levar à infertilidade do homem.




quinta-feira, 27 de maio de 2010

Crianças cujas mães trabalham fora têm tendência a engordar


Cientistas britânicos acreditam que a tensão de ter que conciliar trabalho e tarefas domésticas faz com que as mães que trabalham fora deixem a dieta dos filhos prejudicada. Já que elas têm menos tempo para cozinhar refeições balanceadas, a alimentação dos pequenos tende a ser menos saudável. Com seus pais sempre fora, as crianças ficam propensas a ter liberdade para comer mais doces e passar toda a tarde em frente à televisão. Elas ainda ficam menos inclinadas a se exercitar. O resultado disso, é uma tendência maior a engordar.

O estudo, que envolveu crianças de duas gerações, concluiu que os jovens de hoje estão 50% mais propensos a adquirirem mais peso se suas mães trabalham fora. Mais de 8.500 crianças de sete anos foram pesados e medidos, em 1965 e 1991. Em 1965, 8% das garotas e 12% dos garotos estavam com excesso de peso ou obesos. Em 1991, eles estavam 50% mais gordos.

Comparação - A análise dos participantes mostrou que uma criança nascida nos anos 60 e cuja mãe trabalhava fora em tempo integral estava 28% mais propensa a estar acima do peso do que o filho de uma dona de casa. Nos anos 1990, esse risco aumentou para 48%, uma vez que o número de mães que trabalham fora cresceu mais de 30% em comparação à outra década.

Para os pesquisadores da Universidade College London, o aumento significativo do emprego de mulheres no mercado de trabalho, observado nos últimos anos, e o crescimento da tendência das mães a voltarem a trabalhar depois de terem filhos afetam a prevalência da obesidade infantil.


Fonte: Veja.com


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Chocolate pode piorar quadros de depressão, diz estudo


Se você é daquelas pessoas que não vive sem um chocolate, cuidado! Um estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine contesta outra descoberta da ciência: a de que o doce ajudaria a melhorar o humor de quem está triste ou deprimido.

O estudo avaliou 900 pessoas, homens e mulheres, e o consumo semanal de chocolate e o estado de humor de cada uma. Os cientistas ofereceram duas a três porções de chocolate (Três barras) por dia aos voluntários durante uma semana, sempre depois de colocá-los em situações limite que os deixava estressados e melancólicos como filmes e simulações.

A conclusão foi que as pessoas deprimidas consumiam 55% mais chocolate que as outras. Após o término da avaliação, constatou-se que dos 900 voluntários, 700 apresentaram o "efeito rebote" causado pelo chocolate e 430 deles, mostraram-se bastante melancólicos a cada rodada de consumo.

A pessoa deprimida consome grandes quantidades de chocolate porque ele eleva o nível de serotonina no cérebro, da mesma maneira que alguns antidepressivos e aumenta também a quantidade de açúcar no organismo, o que momentaneamente faz a pessoa se sentir melhor e mais motivada.

O problema é que haveria posteriormente um efeito colateral, fazendo com que as pessoas se sentissem ainda piores do que estavam antes de comer chocolate. O resultado é um consumo ainda maior do doce, o que levaria ao recomeço do ciclo depressivo.




sexta-feira, 21 de maio de 2010

1 PERA por dia


Basta uma unidade diária dessa fruta para aproveitar suas vantagens nutricionais

O consumo de pera age contra o metabolismo preguiçoso, desintoxica o organismo e ajuda a eliminar o excesso de peso. Por conter fibras insolúveis, diminui o tempo de trânsito intestinal e aumenta o bolo fecal. A pera também oferece bastante fibra solúvel, que provoca saciedade (por retardar a absorção de açúcar no sangue), protege o organismo de câncer de cólon e de intestino, além de diminuir os níveis de colesterol do sangue, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Além das fibras, a fruta fornece as vitaminas K e C, minerais como ferro, cálcio, magnésio, cobre, potássio e fósforo. Uma unidade média tem apenas 53 calorias.

A vitamina K é responsável por regular o sistema de coagulação do sangue; vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, protege as células contra os radicais livres, auxilia na absorção do ferro; já o cobre, é necessário para a formação de colágeno, que estrutura e repara os tecidos, especialmente a pele e os músculos. O potássio desempenha o papel de manter a pressão sanguínea sob controle e afastar riscos ao coração. Já o fósforo e o magnésio atuam na produção de energia para o corpo - são indispensáveis para quem pratica atividades físicas regulares. O cálcio, por sua vez, age na manutenção do esqueleto protegendo contra a osteoporose.


Fonte: Revista Vida Natural

terça-feira, 18 de maio de 2010

60% das pessoas que fazem regime não procuram orientação de um especialista


A única coisa que eu quero é emagrecer, emagrecer e emagrecer!


Por que é tão difícil eliminar aqueles quilos extras que conseguimos ganhar com tanta facilidade? Realmente, emagrecer não é uma missão fácil, ainda mais quando esta missão é encarada sozinha, sem a orientação de um profissional capacitado.

A busca por um corpo magro é o que leva muitas pessoas a se submeterem aos mais variados tipos de dietas. Comer pouco, pular refeições, evitar carboidratos, são apenas alguns dos critérios utilizados por quem entra no mundo das dietas. Entretanto, é preciso ter cuidado com certas restrições e hábitos alimentares. Procure sempre a orientação de um profissional. Sites e blogs de nutrição e alimentação são informativos, não substituem uma consulta com nutricionsita.





Fonte: R7


10 alimentos que aumentam a sensação de bem-estar


1. BANANA - rica em triptofano, um aminoácido, substância precursora da serotonina - responsável pela alegria e bem-estar. Sem serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome).

2. ABACATE - fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 e potássio. O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A vitamina B3 tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante.

3. MEL - fonte de triptofano, ação calmante que induz a uma sensação de bem-estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.

4. NOZES - esta oleaginosa possui vitamina B1, que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotransmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição.

5. TOFU - é o queijo à base de soja. Com muitos nutrientes, o tofu tem o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas. Importante fonte de magnésio, mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos.

6. ÔMEGA 3 - os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3, um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres.

7. GÉRMEN DE TRIGO - é a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosismo. Também carrega a vitamina B5 ou vitamina anti-estresse que atua na síntese de acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais.

8. CANELA - rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.

9. LENTILHA - fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

10. CHÁ VERDE - afasta os riscos do estresse oxidativo, que é a deficiência de substâncias antioxidantes no organismo, trazendo como consequência doenças como a obesidade e até depressão. O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a sua atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.




segunda-feira, 10 de maio de 2010