sexta-feira, 18 de junho de 2010

Castanha de caju para quem pratica atividades físicas


A castanha de caju é um petisco prático e nutritivo para ser consumido depois de praticar exercícios.

Fonte de vitaminas B2, B3, B5, B6, ácido fólico; e minerais como cobre, ferro, fósforo, iodo, magnésio, manganês, potássio, selênio e zinco. Por ser rica em diversos nutrientes importantes, é ideal para aquelas pessoas que se exercitam com regularidade.

Fornece energia para os treinos e, quando consumida após, atua na reposição da energia gasta durante os mesmos; é bom para as articulações; o fósforo se combina com o cálcio na formação e manutenção de ossos fortes; ajuda na construção dos músculos; equilibra a glicose no organismo; evita as cãibras; fortalece o sistema imunológico; o potássio atua no controle da pressão arterial.


Fonte: Livro Alimentos para quem pratica atividades físicas - Sarah Owen


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Suplementação Esportiva - BCAA's



BCAA (Branch Chain Amino Acids) – aminoáciodos de cadeia ramificada, são os três principais aminoácidos entre 20 existentes requeridos pelos músculos durante os exercícios. São eles: a Valina, a Leucina e a Isoleucina. Devem ser usados por todos os atletas, pois durante exercícios prolongados, a queda da concentração dos BCAA’s no plasma está relacionada com perda de massa muscular. Isso é chamado de catabolismo.

Recomenda-se seu uso antes e após treino pesado como anticatabólico a fim de aumentar a capacidade de ganho de massa, pois vários estudos realizados com atletas sugerem que a suplementação de BCAA’s, antes ou imediatamente após o exercício, pode estimular a síntese proteíca e diminuir a quebra de tecido muscular. Isso parece ocorrer devido ao fato de a suplementação de BCAA’s suprir as necessidades dietéticas destes aminoácidos, preservando os estoques musculares. Estudos em atletas demonstraram que BCAA’s parecem acarretar uma melhora nas capacidades mentais, comportamento e a função cerebral eram otimizadas quando os BCAA’s eram ingeridos antes do exercício.

Pesquisas indicam que com 4-8 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-8 gramas depois, você poderá otimizar seus resultados de crescimento muscular. Uma quantidade menor também é eficaz, mas se você precisar de um desempenho melhor e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência. Ingerir os BCAA’s imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico melhora seus resultados e seu desempenho.

Tomar os BCAA’s junto da alimentação pós-treino ou de um drink de recuperação irá ajudar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining. Qualquer pessoa que deseja ganho muscular ou uma fonte de energia natural, sem qualquer efeito colateral, deve considerar seriamente incorporar a suplementação de BCAA’s em sua dieta.

Não deixe de consultar um profissional capacitado para orientar corretamente sobre o uso de suplementos esportivos. Tomar por conta própria pode interferir nos resultados esperados além de ser prejudicial ao organismo.


Fonte: Musculação e Cia.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Consumo diário de leite ajuda a manter o peso

Copo de leite

Apenas dois copos de leite por dia

Um estudo realizado pela Universidade do Canadá constatou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após a sua rotina de musculação, ganharam mais massa muscular e perderam mais gordura em comparação com as mulheres que beberam energéticos.

Segundo os cientistas, a ingestão do leite aliada a prática de exercícios, aumenta a força dos ossos, a saúde muscular e acelera o metabolismo. Para eles, a razão para isso é a combinação de cálcio, proteína de alta qualidade, e de vitamina D, que fornecem energia ao organismo sem proporcionar o ganho de peso.

Durante um período de 12 semanas, o estudo acompanhou jovens e mulheres durante o treino. Todos os dias, duas horas antes do exercício, as mulheres não comiam ou bebiam nada, exceto água. Imediatamente após a sua rotina de exercícios, um grupo com metade delas consumia 500 ml de leite livre de gordura branca, enquanto o outro grupo consumiu uma bebida energética.

O treinamento continha três tipos de exercício: empurrar, puxar e exercícios para as pernas. O treinamento foi monitorado diariamente por um personal trainer para garantir a boa técnica. As mulheres que bebiam leite não engordaram porque ganharam apenas massa muscular magra e perderam gordura. Já as que tomaram energético, ganharam peso pelo excesso de açúcar e pelo mecanismo criado no organismo que acumula gordura.

Durante e logo após o treino, se não há compensação com alimentos adequados, o organismo exige mais nutrientes o que leva a pessoa a sentir mais fome.



sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como hidratar seu corpo no frio


Fonte: Globo.com


Porções ideais

Aprenda a comer a quantidade certa durante as refeições. O primeiro passo é dividir o prato em três.


Para emagrecer e manter a boa forma não é preciso deixar nenhum sabor de lado – o segredo está em aprender a comer a quantidade certa e se alimentar de tudo um pouco.

Segundo a nutricionista Miriam Martinez o prato ideal é dividido em três - metade dele de saladas, mais um terço de grãos, como arroz e feijão, e o restante de proteínas. As devem ter o tamanho da palma da mão aberta.

Assim, é possível ingerir toda a fibra, proteína e carboidrato necessário diariamente sem perder nenhuma "tentação". Para aprender a diminuir as porções, Miriam recomenda usar pratos menores, "pois consequentemente nos servimos de porções menores", diz ela.

Assista ao vídeo clicando AQUI.


Fonte: R7 Notícias