segunda-feira, 11 de abril de 2011

Duas ferramentas que auxiliam no emagrecimento


Emagrecer não é algo muito fácil, não é? Principalmente para nós, mulheres, que temos mais tecido adiposo e menos tecido muscular, o que dificulta um pouco. Mas, existe duas ferramentas muito úteis que auxiliam no processo de emagrecimento.

A primeira delas é o diário alimentar.
Consiste em anotar tudo o que é consumido durante o dia, não esquecendo de citar o tamanho das porções, forma de preparo, temperos utilizados, horários e locais das refeições. Pode parecer um pouco chato ficar anotando tudo o que se consome e ainda cuidar para não esquecer nenhum detalhe, mas funciona! Esse simples hábito faz você abrir os olhos para enxergar os possíveis erros na sua alimentação e, assim, procurar corrigi-los.

É muito fácil cuidar da alimentação de segunda a sexta. Em muitos casos (quando não, a maioria), o que derruba qualquer dieta são os exageros nos finais de semana. E não adianta querer brigar com a balança se ela apontar um, dois, três quilos a mais depois de um fim de semana agitado! E... quem passa por isso geralmente fala que só comeu um pouquinho disso ou daquilo, que foi apenas um dia de exageros. Mas, é aí que está o problema. O que parece pouco, na verdade é muito.

Por isso que, fazendo um diário alimentar, fica muito fácil de ver aonde que você pecou. Experimente usar essa ferramenta, principalmente sábados e domingos.

A segunda ferramenta é o registro fotográfico alimentar. Essa opção já não é tão simples como o diário alimentar, já que é preciso uma câmera digital e ter muito boa vontade para usá-la em lugares públicos, dentro de um restaurante, por exemplo. Essa ferramenta, ao contrário do diário alimentar, consiste em fotografar o seu prato, e mostra exatamente o que você consumiu. Estudos mostram que funciona mesmo. Depois de fotografar seu prato num restaurante, você olha para a foto e não quer acreditar que realmente consumiu tudo aquilo, e automaticamente você começa a dosar melhor as porções e quais alimentos estará colocando em seu prato dali pra frente.

Quem está preocupado com o peso, deseja mais qualidade de vida, experimente colocar em prática um ou os dois métodos. O registro fotográfico chega a ser mais eficiente já que ele mostra a realidade, enquanto que o diário, mesmo sendo mais fácil e mais simples, há o risco de esquecer de anotar ou não saber relatar o tamanho exato ou aproximado das porções.

Mas, sendo um ou outro, não custa nada testar. A busca pela boa forma exige esforço e muita disciplina!




quarta-feira, 6 de abril de 2011

6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física


Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dia 6 de abril comemoramos o

Dia Mundial da Atividade Física.


Confira as 10 coisas que você precisa saber sobre atividade física:

  1. O programa Agita Mundo acredita que a prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.
  2. Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.
  3. Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.
  4. Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.
  5. De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.
  6. 1 minuto de atividade física intensa é compatível com 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas intensas.
  7. Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose da pessoa. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção.
  8. As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”).
  9. Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.
  10. Até o ano de 2010, o objetivo do Ministério da Saúde é reduzir de 29% para 24% o percentual da população brasileira considerada sedentária. Para isso, criou a campanha “Eu sou do time que se movimenta pela saúde”. Que tal aproveitar a campanha nacional e iniciar a sua atividade?

Fonte: Banco de Saúde