Entretanto, muitas pessoas acabam enxergando o profissional nutricionista como aquele que só elabora dietas para emagrecer, corta isso, corta aquilo, vai mandar comer arroz integral, frutas, verduras e tomar bastante água. Mas não é bem assim! O papel do nutricionista é promover a saúde e a qualidade de vida do indivíduo. Se formos colocar em prática tudo aquilo que é, teoricamente, correto e saudável, viveríamos dentro de uma bolha.
Hoje, o ato de alimentar-se vai bem mais além do que apenas nutrir o organismo. É uma forma de unir as pessoas, como por exemplo, nas festas de final de ano. Não pense assim: "Ou como o que gosto e sou feliz, ou como o que não gosto e não sou feliz". Esse é o erro de muitos, achar que pra ser saudável tem que excluir tudo aquilo que gosta, a não ser que o indivíduo tenha algum problema de saúde e que necessite de uma alimentação diferenciada. Para isso existe a reeducação alimentar, um programa de mudança de hábitos sem proibições alimentares. O segredo está em usar a palavra-chave: moderação.
Nós temos que ter prazer em se alimentar. Nada impede de comer um doce no lanche da tarde ao invés de uma fruta. Você não precisa passar vontade só porque está de dieta ou porque doce é calórico e tem gordura saturada. O problema será se você fizer isso com frequência. De vez em quando não vai estragar sua dieta. O que coloca tudo a perder são os exageros: comer demais ou passar muita vontade, e esse é até pior pois, se é algo que você gosta e come muito e de repente exclui totalmente do seu cardápio, fatalmente acabará descontando essa vontade, mais cedo ou mais tarde. Lembre-se: tenha moderação!
Fica a dica!
Por NutriMais