quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Benefícios das Sementes


Elas são pequenas em tamanho, mas gigantes em nutrientes!

Esta matéria saiu na revista Viva Saúde deste mês. Sementes como de girassol, gergelim, linhaça, são tão benéficas para nossa saúde quanto uma salada de frutas. As sementes são consideradas alimentos nutracêuticos, ou seja, além de fornecer nutrientes para o organismo, têm capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças.

A linhaça, por exemplo, é uma das sementes mais recomendadas. Atribui-se a ela propriedades como: auxiliar no processo de rejuvenescimento e perda de peso, prevenir anemia, câncer de mama, próstata, cólon e pulmão, diminuir o risco de aterosclerose, controlar o diabetes e combater doenças inflamatórias e problemas nos sistemas imunológico, cardiovascular e gastrointestinal. A alta concentração de ômega-3 e ômega-6 faz da linhaça um preventivo nos incômodos causados pela TPM.

Ao ômega-3 também foi atribuído o poder de atuar nas membranas celulares, deixando-as mais permeáveis e alterando o fluxo sanguíneo. Tal ação contribui para a integridade da epiderme, a camada externa da pele. Foi o que comprovou um estudo publicado no British Journal of Nutrition, no qual as mulheres participantes da pesquisa que ingeriram a semente de linhaça tiveram a pele mais hidratada e viçosa. Um outro estudo realizado na Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que a linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama.

Conheça o que cada semente tem de melhor:


Semente de abóbora - rica em potássio, cálcio, fósforo, fibra, magnésio e vitaminas A, B3 e E. Auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento e previne a degeneração macular.

Gergelim - fonte de cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ácidos graxos insaturados. Altamente eficaz na lubrificação do intestino, evitando prisão de ventre e hemorroida.

Linhaça - possui carboidratos, proteínas, fibras, ômega-3 e ômega-6. Evita doenças cardiovasculares, desconfortos da menopausa e da TPM, contribui para a perda de peso e beneficia a pele.

Semente de girassol - repleta de fibra, vitaminas A e E, magnésio, selênio e gordura monoinsaturada, nutriente essencial para combater problemas cardiovasculares, também ajuda a prevenir a osteoporose.

Quinoa - fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e cálcio. É importante para absorção de cálcio nos ossos, desenvolvimento da memória e dos reflexos.


Um comentário: