segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Suplementos alimentares: você sabe para que servem?




Muito consumido por esportistas e frequentadores de academia, os suplementos alimentares são cada vez mais procurados por aqueles que querem manter a forma, perder peso ou ganhar massa muscular. Em geral, quem usa esses produtos são pessoas que treinam em academias por mais de três vezes na semana e também atletas de alto rendimento que necessitam aumentar os nutrientes da dieta. Atualmente, existem no mercado, muitos suplementos e quase todos são liberados pela ANVISA.

Conheça um pouco sobre os suplementos mais consumidos:

Whey Protein
É uma proteína bastante concentrada, obtida do soro do leite e um dos suplementos mais consumidos. A proteína extraída do leite tem um alto valor biológico, ou seja, a absorção é muito boa para o organismo. Também é fonte de Bcaa's - os aminoácidos de cadeia ramificada, que são essenciais para o nosso organismo, uma vez que não produzimos esses aminoácidos e precisamos ingerí-los. Além de estar relacionado ao ganho de massa magra, pesquisas apontam que o Whey Protein pode reduzir o acúmulo de gordura corporal.

Albumina
É um suplemento hiperproteico, predominante da clara do ovo. A albumina está presente também no músculo e no sangue e é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, que fornece todos os aminácidos essenciais. Devido a sua alta digestibilidade e por conter todos os aminoácidos essenciais, a albumina é reconhecida como uma das mais ricas proteínas de origem animal, sendo fudamental para o crescimento e regeneração muscular. É indicada para aumento de massa muscular e para praticantes de musculação e outros esportes que requerem força.

Maltodextrina
É um tipo de carboidrato solúvel em água e de fácil consumo. Funciona como um repositor energético, de absorção gradativa, sendo indicado para treinamentos mais intensos e longos períodos. A utilização desse suplemento antes dos treinos fornece um grande aumento nos estoques de energia durante o treinamento, adiando assim o início da fadiga muscular.

BCAA
É um complexo de três aminoácidos (leucina, isoleucina e valina) que não são naturalmente produzidos pelo organismo. São elementos utilizados para a construção de proteínas, evitando a perda de massa muscular e de força durante treinamentos rigorosos. O seu uso também pode estar associado à melhora dos processos anabólicos e anti-catabólicos.

HMB
É um derivado do aminoácido Leucina e um importante anti-catabólico. O consumo desse suplemento tem sido relacionado a aumentos da força e massa muscular.

Hipercalóricos
Em geral, são suplementos que combinam proteínas, Whey Protein, carboidratos complexos, vitaminas e minerais. Ideal para o treino voltado ao ganho de peso através de massa magra, e o desenvolvimento de volume muscular e força.

Creatina
É naturalmente produzida pelo corpo, fabricada a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. É obtida pela alimentação através da ingestão de carne vermelha. Cerca de 95% da creatina no corpo é armazenada no músculo esquelético. Esse suplemento exerce um papel importante na contração muscular, servindo como uma reserva de energia que será utilizada em atividades físicas de curta duração e alta intensidade. Dentre os efeitos da suplementação está o aumento de reservas musculares de creatina, aumento do volume muscular e aumento da resistência à fadiga muscular.

Antes de iniciar uma suplementação é importante corrigir a alimentação. Suplementos não fazem milagre sozinhos! Primeiramente, o praticante de atividade física deve se preocupar com a base de sua alimentação: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água, pra depois pensar em suplementos.

Tenha cuidado com os modismos. Assim como as dietas, os efeitos dos suplementos não são os mesmos para todo mundo. É muito comum ver pessoas tomando algum suplemento por indicação de amigo ou porque é "moda" na academia. Isso é um erro. Muitas vezes você nem sabe direito o que está tomando, mas toma porque vê os resultados no outro e quer o mesmo. Nem sempre o que é bom para seu amigo será bom pra você também. Por isso, se você está interessado em tomar algum suplemento, procure um profissional; ele estará indicando o melhor suplemento que irá proporcionar os resultados esperados além de orientá-lo quanto ao uso.

+ sobre suplementos: Só Suplementos


Fontes: Muscle in Form, Creatina



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Seis dicas para emagrecer até o verão

Seis dicas para emagrecer até o verão


Nutricionista recomenda dieta desintoxicante

A menos de dois meses do verão, a nutricionista Adriana Mikami garante que ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo para perder os quilos extras ganhos no inverno. Para chegar lá, nada de dietas radicais. A base é uma alimentação saudável e equilibrada, acompanhada de atividades físicas regulares.
De acordo com Adriana, o que pode ajudar a diminuir alguns quilos e enxugar medidas até o verão é apostar em um cardápio desintoxicante. Trata-se de uma dieta leve, que prioriza frutas, vegetais e líquidos, com o objetivo de eliminar as toxinas. No entanto, ela ressalta que a perda de peso varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem um tipo de metabolismo.

— Alguns conseguem emagrecer com mais facilidade, já outros diminuem o peso de forma mais lenta. Por isso é importante fazer um acompanhamento nutricional, em que o profissional elabora um plano alimentar individualizado de acordo com o perfil de cada um, sem deixar de lado as suas preferências alimentares — reforça.

A nutricionista dá seis dicas para uma dieta desintoxicante, que deve ser feita por dois dias na semana. Confira:

1. Beba água
Como o verão está próximo e o calor tende a aumentar, é importante ficar atento quanto ao consumo de água. Tome no mínimo 1,5 litro de água pura, que ajuda a hidratar o organismo, eliminar inchaços (muito comuns no verão) e auxilia na eliminação de toxinas. Outros líquidos também são bem-vindos, como sucos de fruta, água de coco, chás (como chá verde, branco, hibisco, cavalinha, que são chás diuréticos e ajudam a combater a retenção de líquido). Mas é importante ressaltar que sucos e chás não substituem a água.

2. Invista em frutas e legumes
Inclua alimentos que ajudam na desintoxicação do organismo: melancia, melão, maçã, pera, abacaxi, kiwi, tomate, brócolis, arroz integral, couve, mel, gengibre, canela, berinjela, hortelã, salsão. Dê preferência às saladas de folhas frescas.

3. Evite industrializados
No dia que fizer a dieta desintoxicante, evite alimentos industrializados, carne vermelha, refrigerantes, café, frituras, embutidos, enlatados, doces e salgados de padaria, fast foods, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio.

4. Faça seis refeições
Faça de cinco a seis refeições, sendo que os lanches que intercalam as refeições principais devem ser leves, como frutas, gelatina, salada de fruta, castanhas, sucos. O importante é não ficar mais de três horas sem se alimentar.

5. Aposte em sucos
Prepare um suco desintoxicante batendo no liquidificador uma xícara de chá verde ou branco gelado, duas fatias de abacaxi, cinco folhas de hortelã e uma colher (sobremesa) de mel. Tome, de preferência, pela manhã, em jejum, ou no lanche.

6. Seja paciente
Tenha paciência e determinação. É melhor conquistar a boa forma gradualmente e conseguir mantê-la, do que emagrecer muito rápido e depois engordar tudo de novo.


Minha contribuição para o Bem-Estar/ Zero Hora

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Maxxi 30 - Cápsulas da beleza

A beleza começa de dentro para fora!

Você sabe o que é um Nutricosmético? 



O Maxxi 30 é um repositor de colágeno, vitamina C e E, zinco para a sua pele. A eficácia de Maxxi 30 foi avaliada pelo Centro de Investigação da Evic Brasil - Instituto de Engenharia da Pele. Foram feitas avaliações de eficácia clínica e instrumental, com 30 voluntárias, além dos testes organizados pela Racco com 70 voluntários desde o mês de julho de 2008 até abril de 2009. A eficácia foi comprovada por todos os participantes, com aumento significativo da hidratação geral da pele, deixando-a mais uniforme, com saúde e viço, além de mais disposição para as atividades diárias já no início do uso.

Além de atuar na pele, nutrindo-a de dentro para fora, também deixa os cabelos bonitos, as unhas fortes, combate os radicais livres por conter nutrientes antioxidantes em sua composição, fortalece o sistema imunológico, aumenta a disposição.