segunda-feira, 31 de maio de 2010

O que é VIGOREXIA?


FORMA FÍSICA ACIMA DE TUDO

A vigorexia é um dos extremos da preocupação exagerada com a forma física. Enquanto a anorexia e a bulimia são mais frequentes em mulheres, que deixam de se alimentar ou comem pra depois vomitar porque acreditam estar gordas, a vigorexia afeta mais os homens que desejam desenvolver seus músculos, já que se veem fracos e doentes.

Não importa a quantidade de exercícios que pratiquem. Eles nunca vão se sentir fortes. Esse é o retrato dos vigoréxicos, pessoas que têm compulsão pelo exercício físico. O distúrbio está relacionado a uma distorção da própria imagem corporal. Por mais fortes e atléticos que sejam, eles não conseguem enxergar e nunca estão satisfeitos com a sua forma física. A corrida pelo corpo perfeito não tem fim, começa com dependência doentia da academia e da prática de esportes, com mudança de dieta, baseada em proteínas e carboidratos e, frequentemente, com o consumo de anabolizantes e esteróides.

A auto-estima diminui, e a necessidade de fazer atividade física o tempo todo afasta a pessoa com vigorexia dos amigos, da família, do trabalho e de qualquer outra atividade. Chega-se a um ponto em que eles se sentem fracassados por não atingirem suas metas, levando-os a abandonar suas atividades sociais para se isolar em academia.

O excesso de atividade física pode causar lesões musculares e articulares. O uso de anabolizantes sem indicação médica é o maior risco dos vigoréxicos. Eles podem sofrer atrofia dos testículos, disfunção erétil, lesões renais e no fígado. A atrofia dos testículos pode levar à infertilidade do homem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário