segunda-feira, 11 de abril de 2011

Duas ferramentas que auxiliam no emagrecimento


Emagrecer não é algo muito fácil, não é? Principalmente para nós, mulheres, que temos mais tecido adiposo e menos tecido muscular, o que dificulta um pouco. Mas, existe duas ferramentas muito úteis que auxiliam no processo de emagrecimento.

A primeira delas é o diário alimentar.
Consiste em anotar tudo o que é consumido durante o dia, não esquecendo de citar o tamanho das porções, forma de preparo, temperos utilizados, horários e locais das refeições. Pode parecer um pouco chato ficar anotando tudo o que se consome e ainda cuidar para não esquecer nenhum detalhe, mas funciona! Esse simples hábito faz você abrir os olhos para enxergar os possíveis erros na sua alimentação e, assim, procurar corrigi-los.

É muito fácil cuidar da alimentação de segunda a sexta. Em muitos casos (quando não, a maioria), o que derruba qualquer dieta são os exageros nos finais de semana. E não adianta querer brigar com a balança se ela apontar um, dois, três quilos a mais depois de um fim de semana agitado! E... quem passa por isso geralmente fala que só comeu um pouquinho disso ou daquilo, que foi apenas um dia de exageros. Mas, é aí que está o problema. O que parece pouco, na verdade é muito.

Por isso que, fazendo um diário alimentar, fica muito fácil de ver aonde que você pecou. Experimente usar essa ferramenta, principalmente sábados e domingos.

A segunda ferramenta é o registro fotográfico alimentar. Essa opção já não é tão simples como o diário alimentar, já que é preciso uma câmera digital e ter muito boa vontade para usá-la em lugares públicos, dentro de um restaurante, por exemplo. Essa ferramenta, ao contrário do diário alimentar, consiste em fotografar o seu prato, e mostra exatamente o que você consumiu. Estudos mostram que funciona mesmo. Depois de fotografar seu prato num restaurante, você olha para a foto e não quer acreditar que realmente consumiu tudo aquilo, e automaticamente você começa a dosar melhor as porções e quais alimentos estará colocando em seu prato dali pra frente.

Quem está preocupado com o peso, deseja mais qualidade de vida, experimente colocar em prática um ou os dois métodos. O registro fotográfico chega a ser mais eficiente já que ele mostra a realidade, enquanto que o diário, mesmo sendo mais fácil e mais simples, há o risco de esquecer de anotar ou não saber relatar o tamanho exato ou aproximado das porções.

Mas, sendo um ou outro, não custa nada testar. A busca pela boa forma exige esforço e muita disciplina!




Nenhum comentário:

Postar um comentário