segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Suplementos alimentares: você sabe para que servem?




Muito consumido por esportistas e frequentadores de academia, os suplementos alimentares são cada vez mais procurados por aqueles que querem manter a forma, perder peso ou ganhar massa muscular. Em geral, quem usa esses produtos são pessoas que treinam em academias por mais de três vezes na semana e também atletas de alto rendimento que necessitam aumentar os nutrientes da dieta. Atualmente, existem no mercado, muitos suplementos e quase todos são liberados pela ANVISA.

Conheça um pouco sobre os suplementos mais consumidos:

Whey Protein
É uma proteína bastante concentrada, obtida do soro do leite e um dos suplementos mais consumidos. A proteína extraída do leite tem um alto valor biológico, ou seja, a absorção é muito boa para o organismo. Também é fonte de Bcaa's - os aminoácidos de cadeia ramificada, que são essenciais para o nosso organismo, uma vez que não produzimos esses aminoácidos e precisamos ingerí-los. Além de estar relacionado ao ganho de massa magra, pesquisas apontam que o Whey Protein pode reduzir o acúmulo de gordura corporal.

Albumina
É um suplemento hiperproteico, predominante da clara do ovo. A albumina está presente também no músculo e no sangue e é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, que fornece todos os aminácidos essenciais. Devido a sua alta digestibilidade e por conter todos os aminoácidos essenciais, a albumina é reconhecida como uma das mais ricas proteínas de origem animal, sendo fudamental para o crescimento e regeneração muscular. É indicada para aumento de massa muscular e para praticantes de musculação e outros esportes que requerem força.

Maltodextrina
É um tipo de carboidrato solúvel em água e de fácil consumo. Funciona como um repositor energético, de absorção gradativa, sendo indicado para treinamentos mais intensos e longos períodos. A utilização desse suplemento antes dos treinos fornece um grande aumento nos estoques de energia durante o treinamento, adiando assim o início da fadiga muscular.

BCAA
É um complexo de três aminoácidos (leucina, isoleucina e valina) que não são naturalmente produzidos pelo organismo. São elementos utilizados para a construção de proteínas, evitando a perda de massa muscular e de força durante treinamentos rigorosos. O seu uso também pode estar associado à melhora dos processos anabólicos e anti-catabólicos.

HMB
É um derivado do aminoácido Leucina e um importante anti-catabólico. O consumo desse suplemento tem sido relacionado a aumentos da força e massa muscular.

Hipercalóricos
Em geral, são suplementos que combinam proteínas, Whey Protein, carboidratos complexos, vitaminas e minerais. Ideal para o treino voltado ao ganho de peso através de massa magra, e o desenvolvimento de volume muscular e força.

Creatina
É naturalmente produzida pelo corpo, fabricada a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. É obtida pela alimentação através da ingestão de carne vermelha. Cerca de 95% da creatina no corpo é armazenada no músculo esquelético. Esse suplemento exerce um papel importante na contração muscular, servindo como uma reserva de energia que será utilizada em atividades físicas de curta duração e alta intensidade. Dentre os efeitos da suplementação está o aumento de reservas musculares de creatina, aumento do volume muscular e aumento da resistência à fadiga muscular.

Antes de iniciar uma suplementação é importante corrigir a alimentação. Suplementos não fazem milagre sozinhos! Primeiramente, o praticante de atividade física deve se preocupar com a base de sua alimentação: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água, pra depois pensar em suplementos.

Tenha cuidado com os modismos. Assim como as dietas, os efeitos dos suplementos não são os mesmos para todo mundo. É muito comum ver pessoas tomando algum suplemento por indicação de amigo ou porque é "moda" na academia. Isso é um erro. Muitas vezes você nem sabe direito o que está tomando, mas toma porque vê os resultados no outro e quer o mesmo. Nem sempre o que é bom para seu amigo será bom pra você também. Por isso, se você está interessado em tomar algum suplemento, procure um profissional; ele estará indicando o melhor suplemento que irá proporcionar os resultados esperados além de orientá-lo quanto ao uso.

+ sobre suplementos: Só Suplementos


Fontes: Muscle in Form, Creatina



2 comentários:

  1. Muita gente ainda acha que suplemento alimentar é bomba, mas no nome mesmo já diz suplemento alimentar, uma alimentação de proteina, carboidratos que não conseguimos em todas as refeiçõs no dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito objetivo e interessante, está mais que obvio que o suplemento não faz milagre e não cresce ninguem da noite para o dia, porém com uma dieta auxiliar e sendo bem rigoroso com os treinos na academia, o suplemento tem sim um fator muito grande de ajuda na aquisição de definição muscular. Eu compro sempre deste site. http://www.lojadosuplemento.com.br
    E tenho noção da onde o suplemento pode ou não auxiliar, e onde a dieta pode ser o fator crucial para o desenvolvimento muscular!
    Abraço!

    ResponderExcluir