sábado, 2 de junho de 2012

Por que não consigo emagrecer? - Parte II


Possíveis respostas para a pergunta "Por que não consigo emagrecer?" - Parte II

6. Subir na balança todos os dias.
Esse hábito só mostra que você é uma pessoa (muito) ansiosa e que quer ver resultados pra ontem. Mas não é bem assim. Emagrecer (com saúde) é um processo lento. Cada vez que você sobe na balança e vê que não diminuiu nada, só aumenta a ansiedade, e com a ansiedade alta você pode facilmente acabar descontando na comida. Começou a dieta? Deixe a balança pra lá ok? 


7. Estipular metas difíceis de serem atingidas.
Estabelecer metas é bom e eficaz, pois o foco nelas ajuda a manter-se motivada. Entretanto, quando são metas difíceis de serem alcançadas, como por exemplo, perder vários quilos em uma semana, pode surtir o efeito contrário e levar à desistência. O que dá mais resultado é estabelecer pequenas metas durante o processo de emagrecimento, não necessariamente em relação ao peso, mas a hábitos alimentares, hábitos de vida... ex.: aumentar o consumo diário de água, de 2 copos para 4 copos.

8. Abusar de produtos diet e light.
Não é porque um tem menos calorias, o outro não tem açúcar que você pode comer à vontade. Produtos diet são destinados para aquelas pessoas que não podem consumir açúcar, e não para quem está de dieta. Geralmente, esses produtos contêm uma grande quantidade de sódio para compensar a falta/redução do açúcar, o que não é nada bom. Poder comer esses produtos, você pode sim, mas sem exageros só porque é diet/light. 

9. Comer pouco.
Esse é um erro clássico de quem inicia uma dieta (por conta própria). Muita gente acha que comer pouco, mas pouco mesmo, é o que vai resolver o problema com a balança. Grande erro! Nosso organismo precisa de alimento/energia para manter o bom funcionamento. Se você inventa de "cortar calorias", depois de um, dois dias já começa a sentir fraqueza, desânimo, falta de concentração no trabalho/estudos, irritação, dor de cabeça. Coma bem, mas de forma saudável e equilibrada. 

10. Privar-se de comer o que gosta. 
Outro erro clássico. "Estou de dieta, cortei o chocolate do cardápio". Passa uma semana, aí começa a bater aquela vontade louca por chocolate. Não demora muito pra desistir de tudo. Para emagrecer você não precisa deixar de comer aquilo que gosta, só é preciso ter moderação. O que sabota sua dieta não é aquele bombomzinho de sobremesa, mas sim, a caixa de bombom que come durante o dia. Lembre-se: vontade acumulada é um passo para o descontrole alimentar.




Você tem Facebook? Então CURTA a página NutriMais e COMPARTILHE saúde! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário