sábado, 20 de fevereiro de 2010

Resultado da enquete: O que sempre tem no seu café da manhã?



















O café da manhã deve receber muita atenção já que é a primeira refeição do dia. Após uma longa noite de sono, nosso organismo necessita de energia logo pela manhã para nos manter ativos e com disposição ao longo do dia.

Pão branco ou pão integral?

37% dos participantes da enquete consomem pão branco, enquanto que 20% consomem a versão integral.

O pão integral garante mais energia, já que é um tipo de carboidrato complexo, ou seja, a glicose cai lentamente na corrente sanguínea mantendo constante a glicemia; além de auxiliar no funcionamento do intestino por conter fibras solúveis e insolúveis. Pra quem está de dieta, opte pelo pão integral (1 fatia tem em média 70 calorias) ou, se não está habituado, comece intercalando com o pão branco (pão francês tem em média 134 calorias).

E as torradas? Com 14% dos votos, é uma outra opção que você pode estar colocando no seu café da manhã. Também possui a versão integral, que é mais saudável. Duas torradas fornecem em média 50 calorias.

Mel, margarina ou geleia?

39% utilizam a margarina, enquanto que apenas 2% preferem mel e 2% a geleia. A margarina é calórica e rica em gordura, opte sempre pela versão light e fique de olho nas informações nutricionais para fazer a melhor escolha. O mel também é calórico (1 colher de sobremesa tem em média 30 calorias) mas é mais saudável que a margarina. Fornece energia e alguns nutrientes; pode estar colocando no pão, na torrada ou em frutas. A geleia é uma alternativa para fugir da rotina: pão com margarina. Geleias naturais são mais indicadas para quem está de dieta.

Açúcar ou adoçante?

O açúcar ficou com 31% dos votos contra 12% do adoçante. Para uma pessoa saudável, o ideal é consumir pequena quantidade de açúcar; o adoçante é mais indicado para quadros de diabetes.

Cereais, doces ou frutas?

22% consomem cereais no café da manhã, 14% doces e 18% frutas. Cereais e frutas são as melhores escolhas quando o assunto é alimentação saudável e equilibrada. Juntos, fornecem vitaminas, minerais e fibras essenciais ao bom funcionamento do organismo. Já os doces (ex.: biscoitos), pode optar pela versão integral mas o consumo deve ser moderado.

Iogurte, suco e shake

Para quem gosta de iogurte no café da manhã, pode estar acrescentando 1 colher de sobremesa de granola ou aveia para deixar mais saboroso e nutritivo. Sucos são boas opções, desde que sejam naturais e, de preferência, sem adoçar. Em relação ao shake, não é aconselhável consumir se for substituir alguma refeição. Pesquisas comprovam: quem faz um bom café da manhã sente menos fome durante o dia. O shake é uma espécie de "engana estômago". Ao pular uma das principais refeições do dia, logo o desejo de comer é descontado na próxima refeição, seja no lanche ou no almoço.


Capriche no café da manhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário