domingo, 13 de março de 2011

Alimentos funcionais no período menstrual



Quais os seus benefícios na saúde da mulher?

Para garantir o bem-estar físico e mental, as mulheres apostam cada vez mais em exercícios físicos, tratamentos estéticos e alimentação saudável. Durante o período menstrual e na menopausa, alguns alimentos são recomendados por especialistas para diminuir sintomas desagradáveis e repor nutrientes. É o caso, por exemplo, da isoflavona, composto orgânico encontrado em abundância na soja e seus derivados.

A nutricionista Ana Cristina Quixabeira informa que estudos têm demonstrado que o consumo de soja diminui as ondas de calor típico da menopausa, propiciando um equilíbrio hormonal. Ainda explica que na menopausa é indicado o maior consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como laticínios magros, verduras escuras e leguminosas. Já durante o período menstrual, alguns alimentos ricos em ferro são recomendados para ajudar a repor a perda de sangue, como por exemplo, carne vermelha, fígado e alguns frutos do mar.

O consumo de cereais integrais e carboidratos colaboram no combate ao desejo de consumir doces durante a menstruação, principalmente chocolate. Deve-se ainda evitar alimentos muito salgados que propiciam maior retenção hídrica e distensão abdominal.

São considerados alimentos funcionais qualquer alimento, natural ou preparado, que contenham uma ou mais substâncias classificadas como nutriente ou não, capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benéficos para a saúde. Tais alimentos podem retardar o estabelecimento de doenças crônico-degenerativas e melhorar a qualidade e expectativa de vida das pessoas.

Alimentos como as frutas cítricas, ameixa, maçã, mamão, brócolis, repolho roxo, cebola, tomate, chás, vinhos e uvas têm efeitos anticarcinogênicos, antiaterogênicos e antioxidantes. Ovos, leite, queijo, vísceras, cenoura, manga, abóbora, milho, mamão e melancia agem como antioxidantes reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares e cânceres. Os peixes de água fria, as sementes de linhaça dourada e os óleos de linhaça, granola e gérmen de trigo são importantes fontes de ácidos graxos ômega 3 que oferecem como benefício o auxílio na diminuição da pressão arterial e na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL, mais conhecido como colesterol ruim.

A ingestão de fibras com a finalidade terapêutica é bastante explorada por exercer ações sobre o aparelho digestivo. Os efeitos mais importantes são observados no diabetes mellitus, obesidade, doenças cardiovasculares e do cólon (diverticulite, constipação e câncer colo-retal). As fibras são encontradas principalmente nas cascas de frutas, cereais integrais, farelo de trigo, farelo de aveia, aveia em flocos e jiló.

Portanto, não deixe de fora do prato esses alimentos!

Fonte: Gazeta web




Nenhum comentário:

Postar um comentário