O que são radicais livres?
Radicais livres são moléculas adulteradas geradas o tempo todo pelo próprio organismo, e que são capazes de alterar o funcionamento das células, envelhecendo e enfraquecendo os órgãos. Essas moléculas adulteradas são geradas, por exemplo, nos processos de produção de energia que envolvem o oxigênio. Durante a atividade física, uma corrida por exemplo, o organismo produz uma grande quantidade de moléculas corrompidas; o consumo total de oxigênio aumenta entre 10 e 15 vezes. Outras situações que envolvem a produção de radicas livres são: poluição, estresse, doenças como diabetes e hipertensão, tabagismo, consumo excessivo de álcool e gorduras, e também o processo natural de envelhecimento.
Mas...Se nós produzimos radicais livres a todo momento, como devemos proceder?
Para combater os radicais livres temos os antioxidantes, substâncias presentes em diversos alimentos que devem ser incluídos no dia a dia. Os antioxidantes atuam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de doenças. Além do que, esses alimentos fontes de antioxidantes, são também ricos em outros nutrientes essenciais ao nosso organismo.
Conheça os campeões em antioxidantes (segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition)
Nozes - estão entre as mais poderosas fontes de antioxidantes, especialmente o ácido elágico e a vitamina E, que combate o envelhecimento.
Morango - contém uma substância chamada antocianina, além de dar a cor ao morando, é um poderoso antioxidante protegendo as células.
Alcachofra - fonte de vitamina C, é rica em flavonóides - uma categoria de antioxidante, entre eles a quercetina, que protege contra o câncer e doenças do coração.
Pecã - rica em vitamina E, ácido fólico, magnésio, fósforo, potássio e zinco.
Café - contém quatro vezes mais antioxidantes que o chá verde.
Suco de uva - rico em flavonóides, protegem as artérias - o consumo da bebida está associado a uma menor incidência de infartos. Os flavonóides também aumentam a produção do colesterol bom (HDL) e reduzem o colesterol ruim (LDL).
Cereja - o segredo dessa frutinha são as antocianinas, pigmento que dá a elas a cor avermelhada, mas que também protege o corpo dos radicais livres. Estudos já mostraram que essas substâncias são anti-inflamatórias e combatem o envelhecimento.
Abacaxi - é uma das grandes fontes de vitamina C, ainda possui uma enzima chamada bromelina, um anti-inflamatório natural que estudos já mostraram ser capaz de bloquear o crescimento de tumores.