sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cálcio e Osteoporose


CÁLCIO

É o mineral mais abundante em nosso organismo, representando 1% do nosso peso. É constituinte básico do osso, exerce papel fundamental no processo de contração muscular, participa da coagulação do sangue e da transmissão dos impulsos nervosos.

Sua falta provoca osteoporose, raquitismo, problemas de coagulação e também pode provocar ou agravar quadros de hipertensão. As unhas ficam fracas e quebradiças.

A principal fonte de cálcio é o leite e seus derivados. Mas podemos encontrar este micronutriente em verduras, peixes e frutos do mar, porém, em menor quantidade.


OSTEOPOROSE

A melhor arma contra a osteoporose é a prevenção. Está comprovado que o baixo consumo de cálcio durante a adolescência produz ossos mais fracos na idade adulta.

A estrutura do tecido ósseo é constantemente submetida a um processo de desgaste e de renovação. Esse processo deveria resultar em um equilíbrio neutro, ou seja, com uma recuperação natural do desgaste. Se esse processo se desequilibra a favor do desgaste, o resultado é uma redução progressiva da massa óssea.

Em condições normais, o equilíbrio é positivo até os 30 ou 35 anos. A partir desta idade, observa-se um quadro ligeiramente negativo. Aos 60 anos a perda de massa óssea pode ser de um terço. Cerca de 50% das pessoas com mais de 75 anos apresentam o quadro de osteoporose.

Mulheres na fase pré-menopausa com acréscimo na ingestão de cálcio apresentam um atraso nas perdas de massa óssea. Por outro lado, um déficit do nutriente em pessoas idosas favorece as fraturas. Como o aporte de cálcio é fundamental para a prevenção da osteoporose, convém definir a quantidade adequada para que isso possa ocorrer.

Nos indivíduos adultos, as necessidades de cálcio são estimadas entre 1.000 e 1.200 mg por dia. Esse aporte deve ser aumentado com o avanço da idade, pois nessa fase a absorção do mineral se reduz.

A osteoporose é oito vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. Atribui-se essa diferença, sobretudo, às mudanças hormonais que afetam o sexo feminino durante a menopausa.

Conheça os fatores que aumentam o risco de osteoporose:

* Sexo feminino
* Raça branca
* Idade avançada
* Tamanho e peso reduzidos
* Nenhum filho
* Alimentação pobre em cálcio
* Déficit de vitamina D
* Menopausa precoce
* Uso de corticóides
* Alto consumo de álcool, café e cigarro
* Sedentarismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário