segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Cortar calorias é o segredo para emagrecer?


É fácil dizer que "vou emagrecer cortando as calorias". Parece simples, fácil e que garante bons resultados rapidamente, mas não é bem assim. Não basta cortar calorias e ignorar o equilíbrio de nutrientes. Por exemplo: um brigadeiro pequeno tem em média 90 calorias, valor calórico que equivale à uma maçã. Qual dos dois você escolheria? É mais fácil (e também mais tentador) optar pelo doce que pela fruta. Certo? Se ambos possuem o mesmo valor calórico, então, tanto faz escolher um ou o outro? Errado. O brigadeiro contribui com gordura e açúcar, enquanto que a maçã é rica em fibras e muitos nutrientes, essenciais ao nosso organismo. São as escolhas erradas que detonam qualquer dieta.

À curto prazo, dietas restritas em calorias funcionam sim. Isso é verdade. Por quê? Nosso organismo está habituado com um número x de calorias; ao consumir menos calorias do que o costume, a perda de peso nos primeiro dias é certa pois, o organismo ainda estará gastando a quantidade de calorias antes recebida. Entretanto, fazendo as escolhas erradas como, por exemplo, frituras, doces, alimentos ricos em gordura, e deixar de lado as frutas, verduras e legumes, essa ilusão de estar perdendo peso rápido começa logo a virar do avesso.

À médio e longo prazo, gorduras saturadas em excesso afetam o hipotálamo - região do cérebro que controla a saciedade, além de estar elevando o LDL e aumentando os riscos de doenças cardiovasculares. Devido à ação das gorduras no hipotálamo, a fome começa a se tornar incontrolável. Com o apetite cada vez maior, fica difícil de controlar a fome. O resultado é comer excessivamente, já que o centro da saciedade foi afetado e não consegue mais fazer o controle tão eficazmente.

Os efeitos negativos surgem com o passar do tempo, e não da noite para o dia. Comer um brigadeiro de sobremesa (mas apenas um!) não é nenhum pecado. Quanto mais restritiva a dieta, mais difícil de seguir. O verdadeiro segredo está na moderação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário