terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quer resultados? Tenha disciplina!

1. Fazer apenas três grandes refeições por dia...
2. Matar os treinos da academia...
3. Dormir pouco...
4. Fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas...
5. Achar que nunca irá alcançar seus objetivos...
6. Tomar suplementos sem orientação de um profissional...
Se você está cometendo esses erros, preste atenção a sua rotina, pois, o que pode estar faltando é a disciplina! Sem essa característica dificilmente você conseguirá sucesso em um programa de exercícios e reeducação alimentar. Ninguém está longe de cometer alguns deslizes, o problema é quando esses deslizes são frequentes e em cima do mesmo erro.
 
Vamos corrigir esses erros!
 
1. Coma a cada 3 horas. Além das três principais refeições (café, almoço e janta), é importante intercalar com refeições pequenas. Se você trabalha e fica difícil parar para fazer um lanche, opte por lanches mais práticos como uma barra de cereais ou barra de fruta. Mas não fique mais que 3 horas sem se alimentar, prejudica o seu metabolismo!
 
2. Leve os treinos a sério. Turistas de academia não chegam a lugar algum indo malhar só de vez em quando. Como ter resultados assim? Estabeleça horários. Procure fazer os exercícios físicos logo pela manhã, antes de ir para o trabalho. O tempo é curto? Reserve pelo menos 30 minutos, já fará uma grande diferença!
 
3. Durma pelo menos 8 horas. A falta de uma boa noite de sono deixa seu corpo cansado e, muitas vezes, sem pique para malhar no dia seguinte. Aí já emenda o que comentei acima, falta os treinos, dorme tarde, acorda cansado e acaba virando um ciclo vicioso. Corte o mal pela raíz. Não deixe que vire um hábito. É muito melhor dormir cedo e acordar mais cedo e mais disposto, do que dormir tarde, acordar cedo e sem energia para enfrentar o novo dia que está começando.
 
4. Evite cigarro e bebidas alcoólicas. O vinho tinto contém um fitoquímico chamado resveratrol, um poderoso antioxidante; a cerveja contém vitaminas do complexo B. De vez em quando não fará mal, mas para quem não sabe usar a palavra moderação, evitar é a melhor saída. E quanto ao cigarro, pergunte pra si mesmo: é nutritivo? É benéfico para seu físico e sua saúde? Ajudará nos resultados? Irá auxiliar na perda de gordura?
 
5. Mantenha a mente sempre positiva. Trace seus objetivos. Não diga: NÃO. É comum pensar que iniciar uma atividade física ou um programa alimentar é difícil e que não irá levar muito longe. Tenha sempre pensamentos positivos, ao invés do NÃO diga SIM, EU POSSO, EU CONSIGO! Se você salvar essa pequena palavrinha NÃO em sua mente, que motivação terá para alcançar seus objetivos?
 
6. Procure orientação de um profissional ao utilizar suplementos. Os suplementos estão por toda parte, mas é preciso ter cautela na hora de comprar. Nada melhor que consultar um nutricionista para esclarecer dúvidas e indicar os melhores tipo de acordo com o seu objetivo. Tem pessoas que começam com um suplemento, toma um mês, pára, começa com outro, pára e depois quando não vê resultado, a culpa é do suplemento. E outra, o mal uso pode prejudicar seu organismo como, por exemplo, sobrecarregar os rins pelo excesso de proteína.
 
Seja qual for seu objetivo, tenha disciplina!
 
Fonte: Adaptado da Revista Muscle in Form, ed. 68.

Nenhum comentário:

Postar um comentário