quinta-feira, 11 de março de 2010

Consumo de uva pode diminuir pressão


O consumo de uvas reduziu a pressão sanguínea e aperfeiçoou as funções do coração de ratos que ingeriam grandes quantidades de sal, informaram cientistas americanos nesta quarta-feira. Segundo eles, a descoberta poderá beneficiar humanos com histórico de pressão alta.

O estudo comparou o comportamento de dois grupos de animais. O primeiro consumiu alimentos salgados e pó de vários tipos de uvas e o segundo foi apenas submetido à dieta com muito sal. Depois de 18 semanas, a alimentação enriquecida com uva mostrou resultados surpreendentes: além de uma pressão mais baixa e uma melhora na atividade cardíaca, os animais do primeiro grupo apresentaram menos inflamações e dores musculares.

Para Mitchell Seymour, cardiologista da Universidade de Michigan, que conduziu o experimento, a nova constatação vai além da antiga noção de que uma dieta rica em frutas e vegetais pode diminuir a pressão. "Alguma coisa na uva age diretamente sobre os riscos cardiovasculares", afirmou ele. O estudo, em parte patrocinado por produtores de vinho californianos, foi publicado no Journal of Gerontology: Biological Sciences.


Fonte: Veja Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário