segunda-feira, 1 de março de 2010

Como organizar a geladeira?


Confira as dicas!

Quando o assunto é alimentação, todo cuidado é pouco para manter a saúde. Os alimentos merecem muita atenção não só na hora de colocar no prato, mas, principalmente, desde a sua compra até o armazenamento. Ao organizar a geladeira de forma correta e adequada, você estará garantindo a boa conservação dos alimentos.

O passo número 1 é LIMPAR a geladeira. De nada adianta colocar cada alimento no seu devido lugar em meio à sujeira! Para garantir a integridade dos alimentos e evitar o mal cheiro, a geladeira deve ser limpa a cada 15 dias. Se não for possível por falta de tempo, por exemplo, higienize-a pelo menos uma vez ao mês.

Após a limpeza, o segundo passo é encaixar os alimentos nos lugares certos. Na GAVETA INFERIOR (1), guarde as verduras e os legumes que devem estar embaladas em sacos plásticos bem fechados. Como as verduras queimam com o frio, elas devem ficar o mais longe possível do congelador. Logo acima da gaveta inferior deverão estar as frutas, também acondicionadas em sacos plásticos.

Nas PRATELEIRAS INTERMEDIÁRIAS (2 e 3), devem ficar as sobras de alimentos que serão utilizadas em breve (3), carnes em fase de descongelamento ou temperadas (3) e alimentos preparados como bolos, tortas, etc (2). Os ovos entram aqui. Estes devem ser acondicionados em pote plástico com tampa e guardados em uma das prateleiras intermediárias, onde a variação de temperatura é menor que da porta.

Na PRATELEIRA SUPERIOR (4), coloque os alimentos frios, aqueles que são utilizados todos os dias e deterioram com facilidade, como iogurte, leite, queijo, maionese.

Na PORTA (5), coloque bebidas, molhos, condimentos, alimentos que possam passar por variações de temperatura sem serem prejudicados, já que há uma grande mudança de temperatura com o abre-e-fecha da mesma.

A imagem abaixo ilustra bem uma geladeira organizada com exemplos de alimentos no seu lugar mais adequado.



Para ver a imagem em tamanho maior, CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário