De um modo geral, pensamos em nossa nutrição como algo pessoal, que afeta apenas nossa própria vida. Entretanto, a mulher que está grávida precisa compreender que a sua nutrição hoje será crítica para a saúde do seu filho. As evidências vêm cada vez mais confirmando o efeito protetor da nutrição adequada sobre o resultado obstétrico.
A gestação acarreta uma série de alterações fisiológicas para o organismo materno, caracterizado como um período da vida com um crescimento acelerado, pois ao longo de aproximadamente 40 semanas o óvulo fecundado se diferencia, desenvolve e cresce, até tornar-se um concepto com cerca de 3 kg.
Mulheres que fumam, ingerem álcool e/ou cafeína, devem estar fugindo desses hábitos tanto durante a gestão como no período de amamentação.
Por que?
O tabagismo tem um forte impacto na gestação e afeta o crescimento do bebê, podendo aumentar o risco de prematuridade. Além disso, há uma redução do fluxo sanguíneo na placenta, com prejuízo para o transporte de nutrientes. O álcool é uma substância de livre passagem pela placenta e, portanto, livre para o feto. O fígado do bebê que está em formação, metaboliza o álcool 2x mais lentamente que o fígado da gestante, isto é, o álcool permanece por mais tempo no organismo do bebê do que da sua mãe. A cafeína - substância presente no café, chá, refrigerante e chocolate - também atravessa a placenta e o feto tem uma capacidade limitada de metabolizá-lo. Alguns estudos mostram que a ingestão moderada de cafeína (no máximo 2 xícaras) não aumenta os riscos de aborto espontâneo, de retardo do crescimento fetal ou de efeitos ao nascer.
NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA A GESTANTE
- Cálcio: essencial para o crescimento e desenvolvimento do feto. Fontes: leite e derivados, espinafre, salmão, couve, folhas de mostarda.
- Ácido fólico: participa da síntese proteica, da síntese do RNA e DNA. Fontes: hortaliças folhosas verdes (espinafre, brócolis, couve), fígado, leguminosas (ervilhas secas, feijões), cereais integrais.
- Ferro: necessário para a formação das células sanguíneas do feto. Fontes: feijão, espinafre, verduras em geral.
- Vitamina A: auxilia o desenvolvimento celular, crescimento ósseo e interfere no desenvolvimento do tecido ocular e no sistema imunológico da gestante. Fontes: leite e derivados, fígado, laranja, mamão, couve, vegetais amarelos-alaranjados.
- Vitamina C: fundamental para a formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem. Aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico. Fontes: frutas cítricas, banana, manga, rabanete, tomate, pimentão, couve-flor, brócolis.
- Vitamina D: atua no equilíbrio das concentrações séricas de cálcio e fósforo. Fontes: laticínos, fígado, gema de ovo. É muito importante tomar sol para absorção e fixação do cálcio nos ossos e dentes.
- Zinco: a deficiência está associada à malformação congênita. Fontes: leite e derivados, castanha de caju, aves, amêndoas, feijão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário