sexta-feira, 5 de março de 2010

Propriedades da quinoa


Conheça os benefícios da QUINOA

A quinoa (Chenopodium quinoa) é um pseudo-cereal de alto valor nutricional, pode ser consumido na forma de grão ou farinha. O principal constituinte da quinoa é o amido (58%), mas o que mais chama a atenção em sua composição nutricional são os 15% de proteínas de alta qualidade, compostas de aminoácidos essenciais e não essenciais.

O consumo da quinoa é mais difundido na forma de grãos, podendo ser utilizada no preparo de pães, pudins, mingaus, massas para biscoitos ou panquecas. É possível também cozinhar o grão e usá-lo na salada, em sopas ou junto com o arroz. Os grãos devem ser muito bem lavados antes de consumí-los.

Seu alto conteúdo de fibras alimentares possui efeito positivo para a saúde, como por exemplo, a redução dos níveis de colesterol sanguíneo e melhora o funcionamento intestinal.

Também é fonte de vitaminas e minerais, tais como: vitamina C, E e algumas do complexo B, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, enxofre, ferro, zinco.

Estudos clínicos mostram que a quinoa traz benefícios para o sistema imunológico, reforçando as defesas do organismo, melhora da resposta da inflamação, de lesões do tecido conjuntivo e de artrite reumatoide. É também boa alternativa para os celíacos, por ser isenta de glúten.



Nenhum comentário:

Postar um comentário