segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cozinha: cuidados que devemos ter em casa

Quando você vai almoçar em um restaurante, você já se perguntou como a comida foi preparada - no que diz respeito à higiene?

Nem passa pela cabeça, seria a resposta da maioria. Por mais que a comida esteja boa e agradável, será mesmo que quem preparou teve os cuidados básicos de higiene? Será que o local em que foi preparada é limpo e organizado?

Em casa devemos ter a mesma preocupação. Sabia que a cozinha tem muito mais bactérias que o banheiro? Esse assunto já foi matéria de reportagem. Você deve estar se perguntando, "como a cozinha tem mais bactérias se o banheiro é mais sujo?". O banheiro, justamente por ser o local mais sujo, acaba recebendo mais atenção que a cozinha. Por isso, pequenos detalhes da cozinha são deixados de lado podendo aumentar o risco de uma intoxicação alimentar.

Um levantamento recente realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo mostra que 27% dos casos de intoxicação alimentar registrados entre 1998 e 2008 estão relacionados à ingestão de alimentos preparados dentro de casa.

Você pode fazer um teste, criado pela FDA, para saber se a sua cozinha passa na prova da higiene. CLIQUE AQUI.

Veja agora os principais cuidados que devemos na cozinha para se prevenir contra a intoxicação alimentar.

  1. Lavar as mãos. Ao manipular alimentos sem antes higienizar as mãos, estará favorecendo a entrada de microorganismos nos mesmos. Elas são o principal veículo de transmissão de doenças. Lave-as sempre com água e sabão ou recorra ao álcool em gel.
  2. Mantenha o lixo a distância. Cesto de lixo na pia é sinônimo de contaminação. O ideal é deixá-lo no chão e opte pelos modelos acionados por pedal para evitar o contato com as mãos.
  3. Limpe bem a pia. Logo após o preparo das refeições, lave-a com água corrente, detergente e esponja.
  4. Cuide da esponja. Não deixe com resquícios de sabão ou de sujeira e troque-a antes de ficar com aparência de velha.
  5. Cuidado com a tábua de madeira. Sua superfície porosa, aparentemente inofensiva, é um convite ao acúmulo de sujeira. A cada utilização é necessário lavá-la com água e detergente e desinfetá-la com solução clorada por 15 minutos.
  6. Higienize as verduras de forma correta. Retire as partes deterioradas, lave o restante com água e deixe de molho em uma solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) por dez minutos e enxague novamente.
  7. Guarde a comida sempre na geladeira. Alimentos perecíveis não devem ficar expostos por maias de três horas em ambientes entre 10 a 60ºC.
  8. Jogue fora o que estiver estragado. Se um alimento em ma estado de conservação não for descartado depressa da geladeira, poderá estragar os demais.


Fonte: Revista Saúde é vital nº323

Nenhum comentário:

Postar um comentário