segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pós-Páscoa, consciência pesada?


Chocolates, almoço em família, festas...e o resultado? Um pneuzinho aqui, outro ali, uns quilinhos a mais na balança, sensação de peso no estômago e, principalmente, peso na consciência...É o seu caso? Calma, não se desespere! A dica número 1 é não entrar em pânico.

Hoje, segunda-feira, nada de colocar em prática as mil e uma dietas milagrosas, que prometem uma rápida perda de peso em pouquíssimo tempo. É totalmente errado. No começo o ponteiro da balança pode até diminuir, mas conforme o tempo vai passando, a fome aumenta e o peso perdido logo é recuperado - senão até alguns quilos a mais.

Outra dica importante é tomar bastante líquido ao longo do dia. Além da água pura, inclua chás - como hortelã, chá verde, chá branco - eles auxiliam na limpeza do organismo, ou seja, são diuréticos e assim promvem a desintoxicação. Mas fique atento aos horários de tomar o chá verde e o branco, evite após as 17h pois pode prejudicar o sono - por serem estimulantes. Sucos de frutas também são bem vindos mas, com moderação, devido ao seu valor calórico.

Coloque muitas folhas verdes no prato - almoço e jantar. As hortaliças são fontes de fibras, ajudam a dar mais saciedade. Inclua carnes magras e peixes - fontes de proteínas, ferro, vitaminas B, cálcio e outros nutrientes. Os carboidratos - como pão e arroz, devem estar presentes no cardápio mas na versão integral e com moderação - 2 colheres de arroz e 2 fatias de pão.

Na hora da sobremesa, opte por uma gelatina light. E chocolate pode? Pode, desde que MODERADAMENTE! O máximo de chocolate que você pode estar consumindo é uma porção (um pedaço) inferior ao tamanho da palma da mão (essa medida não inclui a mão toda com os dedos, somente o centro da mão!). No caso de bombom, 1 unidade já é suficiente. A melhor hora de comer chocolate é após o almoço, a digestão é mais lenta e o gasto energético é maior. Uma dica: saboreie cada pedacinho do chocolate com calma, nada de comer tudo de uma só vez. Comendo aos poucos, a vontade por doces acaba passando.

Essas são algumas dicas que devem ser aplicadas, não só após festas e comilanças típicas de fim de semana, mas no nosso dia a dia. O segredo se resume em uma palavra: MODERAÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário