quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dicas de alimentação para as crianças


Como ensinar os filhos a comer direito? A introdução correta dos alimentos durante a primeira infância é fundamental para garantir hábitos saudáveis no futuro. Tanto as crianças quanto os pais precisam ter disciplina. Um erro muito comum com crianças de 1 a 2 anos de idade é a mãe dar a mamadeira de leite no lugar da refeição quando elas se negam a comer. Ao substituir a comida por produtos lácticos, os pequenos ficam preguiçosos para mastigar e não ingerem os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Depois que os bebês crescem, a preocupação em oferecer uma alimentação equilibrada e a mais natural possível deve ser mantida. A família precisa se sentar à mesa, todos juntos, pelo menos uma vez por dia e o ideal é que a refeição seja preparada em casa e com ingredientes frescos e naturais. O consumo exagerado de produtos industrializados é o principal responsável pelos casos de obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto entre crianças e adolescentes.

A nutricionista Luciane Gonçalves de Lima dá algumas dicas de como ensinar seu filho a comer bem:

  • O ideal é apresentar diferentes alimentos assim que o bebê desmamar, para preparar o seu paladar.
  • As crianças pequenas devem se sentar à mesa com os adultos. Se ela ainda não souber comer sozinha, não há problema em alimentá-la antes. O importante é a crianças observar o que os pais estão comendo e como. Por isso, os adultos devem dar o exemplo.
  • Deixe a criança pequena pegar, amassar e até se sujar com a comida de vez em quando, para que ela se familiarize com a aparência e a textura de diferentes alimentos.
  • Não fique correndo atrás da criança para que ela coma. É preciso estabelecer um ritual durante as refeições; Comer sentada na mesa, na frente do prato e as horas certas.
  • As crianças, assim como os adultos, devem fazer pequenos lanches entre as principais refeições. Isso diminui o risco de desenvolver obesidade e diabetes no futuro, por controlar a produção de insulina.
  • Criança magra não é sinônimo de criança saudável. Ela pode comer pouco, mas alimentos pobres em nutrientes. As necessidades de energia para uma criança em idade pré-escolar giram em torno de 1300 a 1800 calorias por dia. Uma refeição equilibrada deve conter aproximadamente 60% de carboidratos, 15% de proteínas e 25% de lipídios.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário