segunda-feira, 12 de abril de 2010

Diabetes Gestacional

O que é?

Na gravidez, duas situações envolvendo o diabetes podem acontecer: a mulher que já tinha diabetes e engravida e o diabetes gestacional. O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez (é o que ilustra a imagem ao lado). Pode persistir ou desaparecer depois do parto.

Afeta o bebê?

Se não for tratada ou não tiver o controle do diabetes gestacional, o bebê pode ser afetado.

Como?

Na ocorrência de diabetes gestacional o pâncreas trabalha excessivamente para produzir insulina - hormônio que "empurra" a glicose livre na circulação para dentro das células - mas a insulina não consegue baixar os níveis de glicose no sangue. A insulina não atravessa a placenta, mas a glicose e outros nutrientes sim, de modo que a glicose extra no sangue atravessa a placenta proporcionando altos níveis no sangue do bebê. Isso exige que o pâncreas do bebê produza mais insulina para eliminar a glicose do sangue. Desde que o bebê está recebendo mais energia do que necessário para crescer e se desenvolver, a energia extra é armazenada como gordura. Como consequência, o bebê pode nascer acima do peso normal e com maior risco para obesidade quando crianças e maior risco de diabetes tipo 2 quando adultos.

Como tratar o diabetes gestacional?

Dieta alimentar especial e prática de atividade física. O acompanhamento médico e nutricional é fundamental para que o tratamento possa ser alterado na medida da necessidade.

E depois da gravidez?

O diabetes gestacional usualmente desaparece depois da gravidez mas existe uma chance de quase 70% que ela retorne numa gravidez futura. Em pouca mulheres, entretanto, a gravidez descobre diabetes do tipo 1 ou tipo 2. Muitas mulheres que tiveram diabetes gestacional desenvolvem diabetes tipo 2 anos depois. Para haver uma relação entre a tendência para ter a diabetes gestacional e diabetes tipo 2, ambas envolvendo resistência à insulina. A forma mais simples de prevenir o diabetes é mudanças no estilo de vida, cuidar da alimentação e praticar atividades físicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário