quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dicas para reduzir o consumo de sal


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 5 ou 6 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá. Entretanto, estudos mostram que o brasileiro ingere o dobro disso, ou seja, em torno de 12 gramas por dia.

O consumo excessivo de sal se dá, muitas vezes, sem perceber. Por exemplo, ao comer um belo cachorro-quente. Quem vai dizer que um simples lanche como esse, além de ser calórico, também é rico em sal? O sódio - componente do sal - está presente até mesmo nos refrigerantes, principalmente nas versões diet, light e zero. Nesse caso, o uso do sódio é para "mascarar" a falta de açúcar e, assim, tornar seu sabor mais agradável.

Hipertensos devem ter atenção redobrada aos rótulos. Para esse grupo a recomendação de sal é de até 4 gramas por dia. No caso de hipertensos com mau controle da doença, a ingestão máxima de sal deve ser de 2 gramas.

Fique atento! Nos rótulos você irá encontrar a quantidade de sódio presente no alimento/bebida, ao invés de sal propriamente dito.

1 grama de sal contém 400 mg de sódio

Basta fazer uma regrinha de três para saber quanto de sal você estará ingerindo ou, a forma mais simples é memorizar a recomendação diária de sódio: até 2400 mg/dia para pessoas saudáveis e até 1600 mg/dia para hipertensos. Hipertensos não controlados podem ingerir no máximo 800 mg de sódio/dia.

Como exemplo temos a tabela de informação nutricional ao lado, de um produto qualquer. Cada porção contém 80 mg de sódio. Fazendo a regra de três, temos 0,2 gramas de sal. Parece pouco em vista das 5 gramas diárias que podem ser ingeridas. Mas, se for somar o teor de sal de cada alimento/bebida consumido durante o dia, é muito fácil ultrapassar a recomendação. Para hipertensos, 80 mg de sódio já é uma quantidade alta, representa 10% de suas necessidades diárias.

Retirado da Revista Vida Natural nº35, aqui vão algumas dicas para reduzir o consumo de sal no dia a dia:

  • Ao preparar os alimentos, procure substituir o sal por temperos naturais. Anote boas opções: cebola, alho, salsinha, cebolinha, sálvia, tomilho, louro, alecrim, açafrão, pimenta, cominho, manjericão, orégano, hortelã, limão, gengibre, centro, entre outros.
  • Fuja dos temperos industrializados, como ketchup, mostarda, molho shoyo, caldos concentrados, maionese.
  • Cuidado com os produtos em conserva (picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, por exemplo), enlatados (extrato de tomate, milho e ervilha) e salgadinhos (como batata, amendoim, castanha de caju). Não abuse de alimentos prontos e industrializados.
  • Evite comer alimentos defumados e processados e carnes salgadas, como bacalhau, charque e carne-seca.
  • Nunca se esqueça de olhar a quantidade de sódio no rótulo dos alimentos.
  • Tire o saleiro da mesa, pois a tendência é colocar mais sal na comida já temperada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário