segunda-feira, 12 de abril de 2010

Quantas refeições você faz por dia?


Esta foi uma das enquetes realizadas neste blog. Quantas refeições você faz por dia? Duas, três, quatro, cinco, seis ou mais? Quem participou da enquete e votou na opção "6 ou mais" ou "5" está de parabéns. Quanto mais refeições mais o organismo gasta energia e, assim, o metabolismo fica acelerado. Mas atenção: as refeições devem ser leves! O termo refeição não é usado somente para café da manhã, almoço e jantar; os lanches que intercalam também são refeições mas, chamamos de refeições menores, enquanto que as outras são as maiores ou refeições principais.

Quem tem uma vida corrida, trabalha ou estuda por um longo período, deve dar mais atenção à alimentação. Passar o dia com apenas uma refeição e depois descontar a fome na próxima, é um perigo. O que acontece nesses casos é um aumento do risco de diabetes tipo 2. Por que? Por exemplo: se você almoça ao meio-dia e só vai se alimentar novamente pelas oito horas da noite, com certeza irá ingerir grandes quantidades de alimentos para suprir a fome acumulada ao longo do dia. Podemos dizer que isso leva à, pelo menos, quatro consequências: 1) o organismo fica sobrecarregado; 2) o pâncreas também fica sobrecarregado, pois, ele é quem produz insulina para "empurrar" toda a glicose circulante nas células; 3) ao ficar horas em jejum o metabolismo retarda, dificultando a perda de peso e, 4) o excesso de calorias consumido e não gasto é acumulado sob a forma de gordura, principalmente na região abdominal.

Procure carregar uma fruta, uma barrinha de cereal ou um pacotinho de biscoito integral para o lanche da tarde. Assim, quando chegar em casa, não sentirá aquela fome exagerada. Uma dica importante para quem estuda ou trabalha uma boa parte do dia, é caprichar no café da manhã. Jamais pule essa refeição! Estudos comprovam que quem se alimenta bem pela manhã sente menos fome ao longo do dia. Não só por esse motivo, mas o café da manhã merece bastante atenção, pois, o organismo ficou horas sem receber alimento e ele precisa de energia para funcionar bem e dar disposição para suas atividades diárias.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, deixe aqui sua pergunta que posteriormente estarei respondendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário