quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dieta da Sopa



Os mitos da Dieta da Sopa

Esta é mais uma das muitas dietas da moda. Mas por que dieta da moda? Porque é um método popular para emagrecer, famosa e seguida por inúmeras pessoas. A dieta promete um emagrecimento espetacular em pouco tempo - cinco a sete quilos em uma semana.

A dieta da sopa tem poucas calorias e, apesar de conter boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras, é pobre em proteínas, gorduras e carboidratos. Desta forma, a dieta da sopa não segue os princípios de uma dieta balanceada.

O ingrediente básico da sopa é o repolho. Esse programa alimentar dá a entender que a sopa de repolho emagrece, mas, nenhum alimento tem a propriedade de emagrecer. Certos alimentos ajudam a eliminar toxinas, outros têm virtudes diuréticas, mas nenhum luta contra as reservas de gordura.Não existe um ingrediente milagroso na receita da sopa de repolho, somente legumes com propriedades diuréticas.

O autor desse regime garante que, quanto mais sopa você toma, mais perde peso. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de dieta elimina apenas líquidos e não gordura. Como foi citado anteriormente, a sopa contêm ingrediente diuréticos - como o repolho - o que faz o organismo eliminar água, apenas água. O repolho, por ser rico em fibras e potássio, tem efeito laxativo e diurético, que faz perder cerca de um quilo de água. Por isso, quem deseja emagrecer com redução de gordura corporal, essa não é a melhor opção de dieta para seguir.

Conheça os principais efeitos adversos da dieta da sopa:
(Baseado no livro Dietas: Escolha a Sua)

  • Muitas pessoas que seguem a dieta da sopa se queixam de problemas digestivos: dores gástricas e intestinais, inchaço na barriga, flatulência. O repolho contém compostos de enxofre, os quais fermentam no intestino e produzem gases, que dão origem a flatulências e inchaços abdominais.
  • Cansaço geral e fraqueza muscular são frequentemente encontrados e se explicam pela insuficiência de proteínas e carboidratos.
  • A falta de tubérculos e cereais pode provocar hipoglicemia em pessoas saudáveis.
  • Esse tipo de dieta apresenta carência de proteínas, cálcio, ferro e vitaminas lipossolúveis - é um regime completamente desequilibrado.
  • A falta de proteína acarreta perda muscular.
  • Assim que o regime é interrompido, é comum voltar ao peso inicial.
  • É uma dieta monótona: sopa no café da manhã, no almoço e no jantar, com muitas restrições e poucas variações.

Um comentário:

  1. Mais um post espectacular em que se aprende muito! Estou a seguir-te! =D **** Beijinho *

    ResponderExcluir