sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Nutrição e Estética


É possível ter um corpo bonito sem gastar muito?

A resposta é sim. O básico é cuidar da alimentação e praticar atividade física regularmente, seja o objetivo para aumentar a qualidade de vida, ter mais saúde ou melhorar a estética. Descobrindo os alimentos certos e reeducando seus hábitos alimentares, você só tem a ganhar!

Quatro inimigos das mulheres:

1. Flacidez
A causa pode ser genética, resultado do famoso "efeito sanfona", por falta de exercício ou obesidade.

Como melhorar? Ingerir alimentos fontes de proteínas que aumentam a produção de colágeno - responsável pelo fortalecimento das fibras musculares. Diminuir alimentos ricos em gorduras e praticar exercícios aeróbicos (ex.: caminhada) para ajudar na queima de gordura e anaeróbicos (ex.: musculação) para trabalhar a musculatura.

2. Gordura localizada
A causa pode ser pela falta de hormônios, hereditariedade, diminuição/falta de exercícios.

Como melhorar? Diminuir consumo de frituras, alimentos gordurosos, refrigerantes, doces e aumentar o consumo de fibras, verduras, frutas, cereais integrais. Tomar 6 a 8 copos de água - limpa o organismo e melhora o funcionamento intestinal. Praticar exercícios aeróbicos, ginástica localizada e musculação.

3. Estrias
A causa pode ser hereditária, efeito sanfona, medicamentos, desequilíbrio hormonal, alimentação pobre em fibras.

Como melhorar? Consumir alimentos fontes de proteínas - melhora a síntese de colágeno; fontes de cálcio - sua falta enfraquece o tecido; aumentar o consumo de líquidos; exercícios físicos e não esquecer das frutas e verduras - hidratam a pele, dão mais maciez e flexibilidade.

4. Celulite
A causa pode ser hormonal, retenção de líquidos, alimentação rica em alimentos refinados, vida sedentária, má circulação.

Como melhorar? Diminuindo o consumo de sal e alimentos enlatados, embutidos, em conserva - causam retenção de líquidos; evitar alimentos gordurosos e frituras; aumentar a ingestão de líquidos e fibras - aumentam a eliminação de toxinas do organismo; praticar exercícios regularmente; evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes - dificultam a circulação.

Obs.: É importante estar procurando orientação de um profissional quando for realizar exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário