quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Refrigerantes X Dieta


Refrigerante diet, light ou zero açúcar, qual escolher?

Quem está de dieta deve ficar atento com os termos diet, light e zero açúcar, pois, nem sempre são a melhor opção para quem deseja perder peso. Os refrigerantes são chamados de calorias vazias, ou seja, que não acrescentam nenhum nutriente ao organismo - com exceção das calorias. O consumo de refrigerantes deve ser moderado, independente se está em dieta ou não. As formas diet, light e zero açúcar contêm uma grande quantidade de sódio (Na), o que pode elevar a pressão arterial e até mesmo agravar em quem já sofre com a hipertensão. Além do sódio, são ricos em adoçantes que podem enfraquecer os ossos e até causar intoxicações se ingerido em grandes quantidades.

É importante estar fazendo uma comparativa entre os vários tipos de refrigerantes quando for ao mercado e, principalmente, estar observando os teores de sódio. Um tempo atrás, peguei os cinco tipos de refrigerantes que encontrei no armário de casa e fiz uma comparação dos teores de sódio:

Pespsi Twist Light - 200 ml (1 copo) - 18 mg de Na
Coca Cola Light - 350 ml (2 copos) - 40 mg de Na
Guaraná Antárctica - 200 ml (1 copo) - 11 mg de Na
Tônica Antásrctica Diet - 200 ml (1 copo) - 27 mg de Na
Coca Cola Zero - 350 ml (2 copos) - 49 mg de Na

Conclusão: a Coca Cola tanto na versão light como zero, ganha em termos de quantidade de sódio (Na). Este mineral é utilizado para suprir a ausência do açúcar nas duas versões, entretanto, o seu alto consumo pode contribuir de forma negativa para o organismo. Se você está de dieta e não passa sem refrigerante, opte pela versão Light, pois, neste caso, há uma redução de açúcar. Enquanto que a versão Diet, em que o açúcar é substituído por adoçante, é destinado aos diabéticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário