sábado, 26 de setembro de 2009

Exercícios Físicos - 10 mandamentos para atingir os resultados esperados


1. Não faça exatamente a mesma coisa, dia após dia:

Ao realizar sempre os mesmos tipos de exercícios, o corpo não se sente mais desafiado. Assim, o nível de condicionamento físico se mantém fixo, e você ainda fica sujeito a lesões por esforço repetitivo. Varie sempre seus treinos, varie na intensidade e na duração de suas sessões.

2. Não pule o pré-aquecimento nem o alongamento:

As pessoas praticam todos os tipos de exercícios diariamente, mas se esquecem do pré-aquecimento e do alongamento muscular. Exercícios de aquecimento e o alongamento são importantes para preparar os músculos, prevenir lesões e manter a postura adequada.

3. Não Treine além do seu limite:

Um dos maiores erros cometido pelas pessoas que fazem musculação, por exemplo, é realizar os exercícios rapidamente, sem nenhum controle. Em vez disso, realize cada repetição de maneira lenta e controlada para assegurar que os músculos é que estão fazendo o trabalho em todas as fases, e não a referida ação gravitacional.

4. Evite o treinamento excessivo (Over training):

Praticar exercícios intensos diariamente pode trazer efeitos deletérios, como a distensão muscular, a perda de "massa magra" (processo catabólico) e até mesmo uma regressão no nível de condicionamento. Se você é iniciante, comece devagar. Três dias por semana é seguro e eficaz.

5. Seja constante em seu treinamento:

Mudança muito freqüente diminui os benefícios de qualquer programa de exercícios. Uma rotina de "começa e para" não só é ineficaz, como também aumenta o risco de lesões. O fator mais importante para alcançar os resultados desejados é ser coerente com o exercício.

6. Não ignore os sinais do corpo:

Praticar atividade física com dor não é uma boa idéia. É normal ao longo do exercício sentirmos um cansaço, ou até mesmo algumas dores localizadas. Porém se ao praticar algum exercício você sente um desconforto que dure mais que dois a três dias, ou ainda, fica pior progressivamente, e interfere na sua rotina diária, alerte seu treinador, interrompa o programa de treinamento e consulte um médico, imediatamente.

7. Descanse seu corpo diariamente:

É fundamental que descanse seu corpo de forma adequada diariamente. Descubra quantas horas você precisa para se sentir recuperado de um dia para o outro, tente seguir uma rotina de descanso.

8. Pratique exercícios que realmente gosta:

Em qualquer área de nossas vidas, é muito mais fácil sermos bem sucedidos fazendo co que gostamos. Por mais que se diga, "eu não gosto de fazer nenhum exercício", você sempre encontrará alguma atividade que lhe atraia mais.

9. Faça seus exercícios com prazer:

Quando você realiza seu treino de sem prazer, seu corpo não o aproveita na plenitude, assimilando somente o básico de sua sessão. Em contrapartida quando você faz com prazer, se atenta em todos os detalhes e chega ao ponto de ter ganhos em pequenos detalhes cotidianos.

10. Atente-se a sua alimentação:

Pouco adianta treinar diariamente se o "combustível" dado para sua "máquina", o seu corpo, for inadequado. Alimente-se de forma saudável, busque orientação nutricional, pois para um treinamento ser completo precisa ter uma boa alimentação, uma boa série de exercícios e um bom descanso entre sessões.

Clique aqui para ler esta matéria por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário