sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Por que não consigo emagrecer? Parte I


Por que não consigo emagrecer? Essa é a sua dúvida?

Analise as opções abaixo e veja em qual delas você se encaixa. Confira as dicas!


1. Me peso todos os dias e apesar de fazer atividade física nunca vejo mudanças no meu peso.
Erro número 1: subir na balança todos os dias. Por que? A ansiedade gera frustração. Quanto mais você se pesar e ver que os ponteiros não sofreram nenhuma alteração, mais desapontada você vai ficar. Esqueça a balança, neste momento ela é a sua maior inimiga! Dica: deixe para se pesar a cada 15 dias e de preferência no mesmo horário, com roupas leves. Se você estiver seguindo uma dieta balanceada e se exercitando regularmente, os resultados benéficos começam a surgir lentamente e, por isso, nada de ansiedade.

2. Almoço ao meio-dia e só vou jantar às dez horas da noite.
Erro 2: ficar em jejum por muitas horas. Por que? Depois de ficar tanto tempo sem se alimentar, você vai acabar descontando toda sua fome na próxima refeição. E pior ainda se essa próxima refeição é as dez horas da noite: como o metabolismo fica mais lento, será mais fácil de armazenar energia na forma de gordura e isso, para quem quer emagrecer, não é nada bom. Dica: consuma um lanche no período da tarde (mais ou menos pelas 15:30-16:00h) e se possível realize o jantar entre 18:30-20:00h. Depois desse horário opte por uma fruta ou um copo de leite.

3. Eu até cuido da alimentação mas não faço nenhuma atividade física.
Dica: tudo requer um começo. E o problema é começar. A atividade física é uma grande aliada para perder peso, pois há um maior gasto energético e acelera o metabolismo. Encontre uma companhia, um amigo ou familiar que também quer emagrecer. Procure uma atividade física que lhe dê prazer e que você se sinta bem. De nada adianta fazer algo que não goste só pelo fato de queimar mais calorias, por exemplo. O bem-estar físico e emocional é muito importante. A partir do momento em que você se encaixar em uma atividade que te faça bem e feliz, pode ter certeza que vai quer muito mais a cada dia. A escolha certa é um incentivo!

4. Minha dieta acaba quando devoro um pacote de bolacha ou uma caixa de bombom.
Erro 3: não deixe que um pacote de bolacha ou uma caixa de bombom estrague sua dieta. Se você não resistiu à essas tentações, compense no dia seguinte. Dica: faça uma refeição mais leve e deixe a sobremesa de lado. Mas não desista só por um deslize. Tenha sua meta em mente: "Eu quero emagrecer. Eu vou emagrecer!". Caso você não viva sem um doce, um bombom por dia é permitido.

5. Não como carboidratos porque engordam.
Erro 4: carboidrato não engorda, o que engorda são as escolhas erradas e quando estão em excesso. Massas - como pão e arroz - são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Dica: opte pela versão integral desses alimentos que traz mais benfícios à saúde. Quem deixa de comer carboidratosnão sabe o erro que está cometendo. Eles são a fonte primária de energia para o nosso corpo. Portanto, tire da cabeça que vai engordar comendo um pão no café da manhã ou arroz no almoço.

6. Quando chega o fim de semana minha dieta vai para o brejo.
Diga se isso nunca aconteceu com você? Durante a semana é aquela disciplina, mas é só chegar sexta à noite para tudo virar do avesso. Tem solução? Tem sim. Se você foi naquele churrasco no domingão ou naquela festinha de criança e acabou comendo um pouco mais, desconte no dia seguinte. Dica: Assim como citei na opção 4, siga adiante e faça uma refeição leve no dia seguinte. Mas nada de passar fome ou exagerar na malhação, basta apenas colocar mais saladas e frutas no cardápio.

7. Não gosto de frutas nem verduras e legumes.
Erro 5: geralmente quem diz que não gosta, nem sequer experimentou. É extremamente importante estar consumindo esses alimentos pois eles contêm nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, dentre outros benefícios. Dica: se você nunca comeu verduras e legumes, experiente aos poucos. Caso você já conheça o sabor mas não aprecie, pode estar variando nas formas de preparo e use sempre temperos naturais. Pode estar acrescentando ao arroz, bolinhos, tortas salgadas, purês.

Se a sua dúvida não está entre as opções acima, deixe um comentário com a sua pergunta que responderei na próxima atualização - Por que não consigo emagrecer? Parte II. :)


3 comentários:

  1. Ouvi falar que se eu ingerir fibra e não beber muita água, ao invés de emagrecer vou ficar inchada. É verdade? Me falaram isso por causa da "ração humana que ingeri e não deu resultado.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade. As fibras possuem várias funções em nosso organismo e dentre elas melhorar o funcionamento do intestino. Entretanto, é necessário beber água para que elas possam estar nos favorecendo com seus benefícios. Caso contrário, você poderá ficar constipada e/ou com uma sensação de peso no abdômen. A recomendação de fibras (independente se o objetivo é emagrecer ou não) é de 25g/dia. Não mais que isso. E em relação à água, 2 litros é o suficiente.

    ResponderExcluir
  3. oi sou fabiane mudei td na minha casa, meu arroz é integral o pao é integral meu leite é desnatado o nescau é light o requeijao e a margarina tbm sao light, como muita verduras e legumes de noite como uma porçao de carne e salada nao faço exercicios mais mesmo mudando td isso nao era pra eu emagrecer nem que fosse algumas gramas?? mais pelo contrario engordei quase 2 kilos, nao sei mais o que fazer... fiz exames nao tenho tireoide, mais sou muito ansiosa e penso em emgracer desde da hora que acordo até na hora de dormir.... me ajudeeee...

    ResponderExcluir