sábado, 12 de setembro de 2009

Por que comer várias vezes ao dia?


Hoje, é muito comum abrir uma revista na seção de dietas e ler : "Faça 6 refeições ao dia" ou "Coma a cada 3 horas".

Mas, por que?

A resposta é simples. Fazendo mais refeições durante o dia faz com que o organismo trabalhe em ritmo constante e, assim, acelera o metabolismo. E, também, é uma boa para quem quer perder peso ou mantê-lo, pois estabiliza os níveis de glicose e insulina no sangue, inibindo a fome. Entretanto, essas refeições devem ser leves e conter escolhas saudáveis.

Ao fazer apenas 3 ou menos refeições, a quantidade de alimento no prato é maior e, consequentemente, sobrecarrega o organismo favorecendo o aparecimento de diabetes e colesterol. Ao ficar muitas horas em jejum e depois compensar com uma refeição pesada, há o que chamamos de pico de glicemia. Durante o jejum prolongado os níveis de glicemia caem, e ao consumir uma grande quantidade de alimento, essa glicemia rapidamente se eleva e, posteriormente, declina. Por isso a importância de estar se alimentando a cada 3 horas ou fazendo pelo menos 5 refeições ao dia: os níveis de glicose sanguínea ficam constantes .

As refeições consistem em: café da manhã, lancha de manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. As três refeições principais devem ser intercaladas com lanches. Mas atenção: fazer lanches não significa beliscar! Algumas opções são: barra de cereal, fruta, iogurte, biscoito integral...



2 comentários:

  1. Olá, obrigada pela visita!
    Parabéns pela dedicação do blog, estou adorando!
    Muito bem elaborado!

    Já estou lhe seguindo!

    Beijos

    Laine Silva

    ResponderExcluir
  2. UAU! Eu adoro saber mais coisas sobre alimentação saudavel! Este blog é tudo o que eu procurava... está maravilhoso! Obrigada por visitares o meu... espero que continues a seguir... eu cá vou voltar muitas mais vezes... e havemos de conversar sobre estes temas muito importantes de nutrição! Espero que gostes do selinho que tenho no meu blog e que tambem te quero oferecer pelo excelente trabalho que aqui desenvolves! Um beijinho * Catia

    ResponderExcluir