segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Um alerta para os refrigerantes

Projeto de lei quer que embalagens tenham informações sobre os riscos de consumir a bebida em excesso

As embalagens de refrigerantes podem passar a ter advertências, como as presentes em maços de cigarros, sobre os malefícios à saúde, entre os quais o câncer. A medida será adotada se for aprovado um projeto do senador Jayme Campos (DEM-MT), que tramita no Senado. A proposta tem como base pesquisas sobre a redução do consumo de cigarros após o início da utilização de frases e imagens nos maços, ilustrando os perigos. A proposta deverá ainda passar por duas comissões no Senado, para então ir à votação em plenário.

Segundo o projeto, os refrigerantes colocam a saúde em risco quando consumidos em demasia.Para especialistas em saúde, é considerado excesso beber mais de três copos (250 ml) de refrigerante ao dia; o tolerável é até uma lata por dia (350 ml) e se torna compulsivo a partir de 2 litros por dia. O alerta é que a bebida não faça parte da alimentação diária. “Há substitutos mais saudáveis, como sucos naturais, água, água de coco e chás”, afirma a nutricionista Larissa Bussolaro, do Núcleo de Estudos Oncológicos.


Zero, diet e light

Enquanto os refrigerantes regulares têm de 140 a 160 calorias por lata (350 ml), os diet, light e zero têm entre 0 e 20 calorias. A ausência de açúcar nas fórmulas é substituída por adoçantes que contêm sódio (sacarina sódica e o ciclamato de sódio). Dessa forma, transformam-se em veneno no organismo de pessoas hipertensas. O problema pode se agravar e levar a enfarte e derrame. Ingerido em excesso, esses adoçantes causam inchaço. “Ao contrário do que pensam, o sódio não engorda. Na verdade a pessoa retém líquido e, por isso, fica mais inchada”, diz a nutricionista Larissa Bussolaro. No caso de refrigerantes, ser diet, light ou zero não indica diferenças nutricionais significativas. A diferença entre as terminologias está no tipo e na quantidade de adoçantes utilizados.


Saiba mais sobre os pontos polêmicos da bebida clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário