segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fibras ajudam a emagrecer


Nenhum alimento sozinho tem a capacidade de emagrecer, mas, alguns podem ajudar de acordo com as suas propriedades. Hoje vou estar citando as fibras. As fibras são muito importantes, pois, desempenham três grandes papéis em nosso organismo:


1. Regulam a assimilação de gorduras e açúcares da nossa alimentação, absorvendo partículas de gordura e colesterol presente no sangue.

2. Efeito de saciedade. Quando ingerimos algum alimento rico em fibras, essas fibras, no estômago, incham como esponjas e nos dão uma sensação de saciedade por mais tempo.

3. Ajudam a formar o bolo fecal, evitando constipação e auxliando na desintoxicação do organismo.

As fibras devem estar presentes nas três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Comece ingerindo frutas e saladas cruas , assim, suas fibras formam uma esponja no estômago que irá exercer as suas funções.

Alimente-se nesta ordem:

1. Frutas
2. Saladas cruas
3. Vegetais cozidos
4. Carboidratos (ex.: arroz)
5. Carnes

As carnes devem ser consumidas por último por conter mais gordura e menos fibra. Ao cair no estômago, as fibras presentes pelos alimentos já ingeridos começam a fazer o seu trabalho, diminuindo a absorção de gordura e controlando melhor a quantidade ingerida. Exemplos de frutas que podem ser utilizadas como entrada nas refeições: maçã, laranja, mamão papaia, goiaba, pêssego, pêra.

Fonte: Reeducação Alimentar - Joselaine S. Sturmer

Nenhum comentário:

Postar um comentário